Gospel Prime

John Piper responde se homens solteiros podem pastorear

today6 de junho de 2023 3

Fundo
share close

Recentemente, durante sua participação em um podcast, o pastor John Piper respondeu perguntas de ouvintes de que um dos requisitos para ser ancião é ser casado e ter filhos, e se um homem solteiro e não casado é elegível para ser um ancião da igreja, se baseando em 1 Timóteo 3:2-4 e Tito 1:6.

“Se um homem solteiro é permitido biblicamente ser ancião ou pastor se resume a se dois trechos, um em 1 Timóteo 3 e o outro em Tito 1, exigem que os anciãos sejam casados. Se eles exigem, então a questão está resolvida: obedecemos. Se não exigem, então temos que perguntar se existem outros trechos, diretrizes ou princípios que sugerem que é permitido, sábio ou imprudente ter pastores que não são casados”, começou Piper.

Nesse sentido, ao analisar os versículos, Piper apontou algumas observações especialmente relevantes. Primeiro, Paulo não diz aqui ou em qualquer outro lugar que os anciãos devem ser casados. O que ele disse foi, primeiro, que o ancião “deve governar bem a própria casa”. E segundo, se ele é marido de uma só mulher.

Portanto, parece que o casamento era pressuposto, mas não era explicitamente ordenado. E Piper afirma acreditar que tenha sido pressuposto porque a solteirice contínua e ao longo da vida era tão rara nas culturas da época que mal precisava ser mencionada. Outra observação é o pressuposto de que o ancião não apenas seria normalmente casado, mas também teria filhos.

“Se estou certo de que nesses textos há um forte pressuposto de que um homem será casado e com uma família se for pastor, mas não há um mandamento explícito para que ele seja casado ou tenha filhos, então minha pergunta é a seguinte: Quais outras considerações no Novo Testamento podem nos ajudar a decidir se é sábio ter um pastor que não é casado, ou esperar que ele seja ou exigir que ele seja?”, disse.



Segundo Desiring God, Piper faz uma consideração analisando que nem Jesus nem Paulo eram casados e, no entanto, desempenharam papéis de liderança, ensino e cuidado pelas igrejas, muito semelhantes aos de um pastor. Seja qual for o motivo, ele não era casado, e ele torna isso explícito em 1 Coríntios 7:7-8.

“Embora haja vantagens na solteirice no pastorado, também há grandes vantagens no casamento no pastorado, não apenas na questão do sexo, mas também no conhecimento em primeira mão sobre o casamento, a parentalidade e os estresses e alegrias da vida familiar comum”, disse ele, mencionando 1 Coríntios 7:1-5.

Por fim, Piper conclui que o motivo pelo qual Paulo pressupõe o casamento para a função pastoral em 1 Timóteo e Tito é que isso era culturalmente normal e era uma grande vantagem para saber como administrar um lar e se identificar com as pessoas casadas na igreja. O casamento não é um requisito absoluto para o pastorado ou a liderança da igreja, mas nos moldes de 1 Coríntios 7, há vantagens em ser solteiro nesse papel.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

“por-que-voce-demorou-tanto”,-questiona-idoso-na-china-ao-ouvir-o-evangelho

Gospel Prime

“Por que você demorou tanto”, questiona idoso na China ao ouvir o Evangelho

Os cristãos são altamente perseguidos na China, missionários têm que contrabandear Bíblias, eles apontam que a China não é um lugar fácil para compartilhar o evangelho ou até mesmo carregar uma Bíblia sem ser revistado. Também é difícil para os fiéis adorarem abertamente e publicamente. Os crentes se reúnem em igrejas subterrâneas e até mesmo em cavernas. De acordo com God TV, às vezes, as pessoas são presas por causa […]

today6 de junho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%