G1 Mundo

Jornalista estrangeira critica impacto da Copa nas escolas do Brasil; redes têm autonomia para definir horários

today22 de novembro de 2022 8

Fundo
share close

A correspondente do “The Wall Street Journal no Brasil” criticou a decisão da escola em que o filho estuda de encerrar as aulas mais cedo em dias de jogos da seleção brasileira.

“A escola do meu filho aqui no Brasil vai mandar os alunos para casa duas horas antes de cada jogo do Brasil na Copa do Mundo, para que os funcionários possam assistir às partidas. Agora, vou torcer por uma rápida eliminação da seleção”, escreveu Samantha.

Além de atrair uma onda de comentários críticos, a publicação também trouxe à tona uma dúvida: afinal, as escolas podem reduzir a carga horária letiva nos dias de jogos do Brasil?



Não existe uma regra que determine a liberação de alunos ou funcionários em dias de jogos da Copa do Mundo, mesmo se a seleção for jogar, assim como não existe proibição. Então, fica a cargo de cada órgão ou empresa decidir como proceder.

No fim, o cronograma escolar é menos baseado em qual devem ser os dias de aula e sim no total da carga horária. O tema é previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar.

O g1 procurou a Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), mas a assessoria da entidade não informou qual a orientação da entidade para suas escolas associadas.

Nas escolas públicas, cabe às autoridades responsáveis (governo estadual e municipal) decidirem qual protocolo será adotado (veja mais abaixo). Em Caruaru, no agreste de Pernambuco, A prefeitura informou que as escolas municipais vão funcionar em horário especial nos dias dos jogos da seleção.

Na capital paulista, por exemplo, uma portaria deu autonomia para que as unidades organizarem suas atividades durante os jogos da Seleção Brasileira.

De acordo com as orientações, nos dias em que o jogo da seleção brasileira acontecer às 12h, não haverá expediente; quando o Brasil jogar às 13h, funcionários serão dispensados às 11h; em dias de jogos às 16h, o trabalho é encerrado às 14h.

Em Pernambuco, funcionários estaduais vão ter expediente diferenciado em dias de jogos da seleção brasileira. A redução de horário vale para repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável. A decisão do que é ou não indispensável fica a cargo do “chefe do órgão”.

Confira como ficam os horários:

  • Quinta-feira (24): das 7h às 13h
  • Segunda-feira (28): das 7h às 11h
  • Sexta-feira (2): das 7h às 13h

E a capital, Recife, adotou horário especial de funcionamento de equipamentos e serviços públicos durante os jogos da Seleção Brasileira.

A administração municipal disse que foi estabelecido ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção dos serviços “indispensáveis”.

Ainda de acordo coma prefeitura, a administração adotou a seguinte fórmula: quando o jogo ocorrer às 16h, o expediente será até as 13h. Quando a partida for às 13h, o expediente será até as 11h.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-apreende-camisas-da-selecao-falsificadas-que-eram-vendidas-na-zona-oeste-do-rio

G1 Mundo

Polícia apreende camisas da Seleção falsificadas que eram vendidas na Zona Oeste do Rio

Material foi encontrado com outros produtos falsificados na Taquara. Camisas da Seleção apreendidas na Taquara — Foto: Divulgação Policiais Civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam nesta terça-feira (22) na Taquara, Zona Oeste do Rio, camisas da Seleção Brasileira falsificadas, entre centenas de peças de vestuário com indícios de contrabando. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à DRCPIM, onde prestará esclarecimentos sobre a origem […]

today22 de novembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%