G1 Santos

Jovem aprovado em Medicina na USP detalha rotina intensa de estudos pelo sonho de criança em ser médico: ‘é como um passatempo’

today4 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

O estudante Luis Fernando Ribeiro dos Santos, de 18 anos, foi aprovado em Medicina na Universidade de São Paulo (USP). A vaga foi conquistada por meio do Provão Paulista 2024. Ao g1, o jovem revelou a intensa rotina de estudos para realizar o sonho de criança de ser médico. Além do período em que passava na escola, investia cerca de 8 horas do dia para os estudos. “Estudar é como um passatempo para mim”.

Luis era aluno da Escola Estadual Esmeraldo Tarquínio, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Ele nasceu e morou em Maranhão (MA) até 2020, quando mudou-se para o litoal paulista com o pai em busca de oportunidades de estudo e trabalho.

“A educação lá no Nordeste, geralmente, é muito ruim, principalmente nas escolas públicas. Então, quando meu pai viu a oportunidade de se mudar para cá, ele me chamou, já sabia que eu queria estudar, ter uma escola boa e fazer o ensino superior”, disse.



A vontade de ser médico surgiu quando era criança e, com o passar dos anos, foi crescendo cada vez mais. “Já vinha estudando desde o 2° ano do Ensino Médio. Comecei a fazer ensino técnico em Farmácia justamente por causa do meu sonho”.

Ele contou que a escola onde formou-se era boa e contava com o auxílio de muitos professores. Nos períodos em que dedicava-se aos estudos, ele assistia videoaulas pelo YouTube e em outras plataformas.

Além disso, Luis contou que fazia resumos, confessa que explicava o conteúdo para ele mesmo e, às vezes, até para a parede. “Funcionou. Conseguia fixar bem o conteúdo, guardar na memória e me auxiliar a chegar onde estou agora”. Além de toda dedicação aos estudos, Luis ressaltou a importância de uma boa noite de sono. Como forma de diversão, o jovem assistia séries e lia livros.

Luis Fernando Ribeiro dos Santos, de 18 anos, estudará medicina na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto — Foto: Arquivo Pessoal

Apesar da felicidade com a aprovação no curso em que sempre sonhou fazer, está passando por um momento complicado com a avó internada após ter sofrido uma queda dois dias antes do resultado.

Infelizmente eu tive a notícia mais feliz da minha vida justamente em um momento bem delicado. Ela teve queda de pressão e a glicemia aumentou. Não quebrou [nada], mas não consegue ficar em pé por muito tempo”, disse.

Após a notícia de que foi aprovado, o jovem mudou-se para Ribeirão Preto, no interior paulista, para cursar Medicina na USP e, ao mesmo tempo, morar com a avó e o tio.

“Me sinto realizado. É o sonho de muitos estudantes passar em medicina direto do ensino médio, nossa, fiquei muito feliz”, finalizou.

Estudande de Escola Estadual de São Vicente (SP) foi aprovado em medicina na USP pelo Provão Paulista 2024 — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ouvidoria-da-policia-pede-afastamento-dos-11-pms-denunciados-por-estupro-de-mulher-que-ficou-gravida-em-festa

G1 Santos

Ouvidoria da Polícia pede afastamento dos 11 PMs denunciados por estupro de mulher que ficou grávida em festa

A mulher alegou que os homens fizeram uma ‘fila' para estuprá-la após ser dopada - ainda com momentos de consciência - na festa que aconteceu em uma casa alugada. Ela disse ter interrompido a gestação por vontade própria em dezembro, durante o quarto mês.  A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo disse, em nota, que oficiou a Polícia Judiciária pedindo mais informações sobre o caso, incluindo os laudos […]

today4 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%