A cirurgia aconteceu na noite da última quinta-feira (30). A unidade de saúde acrescentou que a decisão foi tomada pois as glândulas adenoides da adolescente estavam aumentadas e “por serem a única alteração possível dentre todos os exames que foram realizados”. Entretanto, o hospital ressaltou que ainda não é possível dizer se essa era a causa dos sangramentos.
O que são glândulas adenoides?
De acordo com o médico otorrinolaringologista Luiz Laércio Pinheiro Barbosa, tratam-se de glândulas que fazem parte do sistema imunológico, ou seja, que protegem o corpo contra agentes infecciosos.
“Elas estão atrás do nariz, bem acima do céu da boca. Também podem ser chamadas de ‘tonsilas faríngeas’. São parte do nosso sistema imunológico juntamente com as amigdalas e os tecidos linfáticos da garganta. Isto [o conjunto], por sua vez, é chamado de ‘Anel de Waldeyer’”, explica.
O médico aponta, ainda, que as glândulas adenoides costumam ser removidas em “casos de obstrução nasal, ou seja, a dificuldade para respirar pelo nariz. É mais comum até os oito anos, mas adultos também podem ter a necessidade de passar pelo processo“.
Embora ainda não seja possível identificar um diagnóstico, segundo a Santa Casa de Santos, a mãe da jovem está esperançosa após a cirurgia. A família afirma buscar por resposta desde 2019.
“Estou aliviada, com muita fé e esperança de que seja isso [a causa dos sangramentos]. É como se Deus dissesse para mim: ‘Fique tranquila. O sofrimento acabou'”, desabafa a diarista Maria Ocilene Soares.
Jovem de 17 anos está internada na Santa Casa de Santos, no litoral de São Paulo, por sangramentos no nariz, boca e ouvidos — Foto: Arquivo pessoal
O que diz a Santa Casa de Santos
No último contato com a reportagem, por meio de nota, a unidade de saúde informou que até as 16h de sexta-feira (1º), quase 24 horas após a cirurgia, a paciente não apresentou foco de sangramento e era acompanhada pela equipe multiprofissional, recebendo “toda a assistência necessária”.
A Santa Casa de Santos disse também que família está “ciente do caso e da indefinição quanto ao diagnóstico”.
A família alega que a jovem sofre com os sangramentos no nariz, boca e ouvidos desde abril de 2019. Segundo a mãe, dores no peito ou na cabeça antecedem os episódios. Maria Ocilene ressalta ainda que as ocorrências não respeitam uma lógica, uma vez que intervalos de até três meses foram identificados pelos familiares entre um caso e outro.
Ainda de acordo com a mãe da adolescente, a família se mobilizou desde os primeiros sangramentos, contudo, mesmo após diversas visitas a outras unidades de saúde, nenhum diagnóstico foi dado.
Jovem com sangramentos no nariz, boca e ouvidos foi internada três vezes na Santa Casa de Santos (SP) apenas neste ano — Foto: Arquivo pessoal
Conforme reportado pelo g1, trata-se da terceira internação da jovem na Santa Casa de Santos apenas neste ano. A primeira aconteceu entre 20 de maio e 3 de abril, e a segunda entre 8 e 15 deste mês.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Publicar comentários (0)