As siglas terão até o fim de março para registrar as siglas sob a nova lei, publicada nesta sexta em um jornal estatal. As regras são as seguintes:
- As organizações políticas existentes ou em processo de criação têm 60 dias para registrar seus nomes na Comissão Eleitoral designada pelo Exército.
- Cada partido deve prometer que “ao menos 100.000 membros serão mobilizados” nos 90 dias posteriores à homologação do registro;
- As siglas devem abrir escritórios em pelo menos metade dos distritos do país em um prazo de 180 dias;
- A organização que não cumprir as normas perderá o status de partido político;
- A nova lei não explica, no entanto, como as condições serão verificadas.
Os militares prometeram organizar eleições ainda este ano, mas até o momento não divulgaram uma data.
O líder da junta militar, Min Aung Hlaing, garantiu no início do mês que o Exército organizará eleições multipartidárias “livres e justas”, poucos dias após o fim do processo contra Aung San Suu Kyi, condenada a 33 anos de prisão.
A junta militar busca legitimar seu governo desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro de 2021, que derrubou a dirigente civil Aung San Suu Kyi, detida há quase dois anos.
O Exército justificou o golpe alegando fraudes nas eleições de novembro de 2020, vencidas pela Liga Nacional pela Democracia (LND), partido de Suu Kyi, vencedora do Nobel da Paz de 1991.
A acusação do Exército é contestada por observadores internacionais.
O governo dos Estados Unidos chamou as eleições prometidas de farsa, mas o processo é apoiado pela Rússia, aliada e fornecedora de armas para o regime birmanês.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)