UOL Notícias

Jurista Antonio Augusto Cançado Trindade morre aos 74 anos

today29 de maio de 2022 20

Fundo
share close

Juiz brasileiro da Corte Internacional de Justiça, Antônio Augusto Cançado Trindade morreu hoje aos 74 anos de idade, em Brasília. Cançado Trindade era membro da Corte desde fevereiro de 2009.

O falecimento de Cançado Trindade foi lamentado pelo Ministério de Relações Exteriores que, em nota, disse que “o Brasil perde um de seus mais brilhantes e dedicados juristas”. “Consultor Jurídico do Itamaraty de 1985 a 1990 e Professor do Instituto Rio Branco entre 1979 e 2009, Cançado Trindade inspirou gerações de diplomatas na defesa do direito internacional.”

O ministério ressaltou que, “com numerosas obras publicadas e prêmios recebidos, [o jurista] conquistou a admiração de seus pares em todo o mundo”. “Ao longo de sua carreira, o Professor Cançado Trindade prestou inestimável colaboração ao Itamaraty, ao Brasil e ao direito internacional. Em sua trajetória, permaneceu fiel a seus ideais e, com determinação incansável, deixou como legado uma maior humanização do direito internacional.”

Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux lamentou a morte do jurista. “Humanista por vocação, o Professor Cançado Trindade era um dos principais nomes brasileiros na prática e na doutrina do Direito Internacional, concentrando seus estudos principalmente no ramo dos direitos humanos, área na qual se tornou uma referência mundial.”






Todos os créditos desta notícia pertecem a UOL Notícias.

Por: Nathan Lopes

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-falta-de-dinheiro-prejudica-inteligencia-e-afeta-decisoes

BBC News Brasil

Como falta de dinheiro prejudica inteligência e afeta decisões

Shin SuzukiDa BBC News Brasil em São Paulo Há 1 horaCrédito, Getty ImagesÉ um quadro familiar nos últimos tempos: o orçamento está apertado e entrar no vermelho tem sido uma constante. Eis que surge um gasto inesperado. O carro quebrou e o conserto vai sair muito mais do que se pensava: R$ 3.000. O cérebro precisa arrumar uma saída: atrasa algumas contas para garantir o dinheiro do mecânico? Faz só […]

today29 de maio de 2022 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%