G1 Santos

Justiça arquiva inquérito contra ex-atleta de Flamengo e Santos suspeito de estupro em SP

today6 de outubro de 2022 13

Fundo
share close

O juiz da 1ª Vara Criminal de Praia Grande, Vinicius de Toledo Piza Peluso, acatou o pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e arquivou o inquérito policial que apurava o suposto crime de estupro de vulnerável praticado, em abril, pelo vereador de Praia Grande Whelliton Augusto Silva (PL) e pela mulher, Janaina Ballaris, contra Letícia Almeida Holanda de Albuquerque, que alega ter problemas psiquiátricos.

Conforme o promotor de Justiça Daniel Augusto Costa Martori, a mulher “sequer afirma que teria mantido, naquela data, relação sexual ou qualquer ato libidinoso” contra os acusados.

Outro fato citado pelo representante do MP-SP é que Letícia registrou Boletim de Ocorrência em 14 de junho, mais de dois meses após o possível crime, o que inviabilizou perícia pelo Instituto Médico-Legal (IML) para atestar a suposta prática sexual.

Em entrevista concedida ao Jornal A Tribuna, Silva afirmou estar aliviado e que tinha plena confiança na Justiça. “Vivi dias terríveis com a Janaina, que sempre esteve ao meu lado, e com meus dois filhos. Foi um grande sofrimento para todos nós em casa, mas não tinha dúvidas de que o inquérito seria arquivado.”

O vereador agradeceu o apoio de pessoas nesse período e adiantou já estar tomando medidas judiciais contra a denunciante.



A acusação contra o vereador tornou-se pública no dia 13 passado, quando a mulher protocolou na Câmara a abertura de uma comissão processante para analisar o pedido de cassação de Silva pelas supostas práticas de estupro de vulnerável, rachadinha (repasse de parte dos vencimentos de assessores a políticos e/ou assessores) e abuso de poder. No mesmo dia, a Casa acatou a solicitação.

Silva negou as acusações e disse que surgiram após Letícia ser informada que não seria nomeada para trabalhar no gabinete dele.

O vereador também criticou a abertura da comissão com base na denúncia de uma munícipe, porque somente a Mesa Diretora ou um partido com representação na Casa teria legitimidade para fazer esse tipo de solicitação, segundo a Lei Orgânica do Município. O mesmo se aplica a senadores, deputados federais e estaduais, segundo as constituições Federal e do Estado.

Whelliton Silva (PL) rebateu as acusações de estupro, ‘rachadinha’ e abuso de poder — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Na defesa prévia que apresentei à comissão, faço esses apontamentos e peço a nulidade da criação dela, pois a denunciante não teria legitimidade para fazer esse tipo de pedido, nem apresentou provas das acusações contra mim”, afirmou.

O presidente da comissão processante, Cadu Barbosa (PTB), explicou que esse pleito foi encaminhado para análise da Procuradoria da Câmara. Ele disse que a apuração relacionada ao estupro de vulnerável chegou ao fim com essa decisão judicial, mas as demais acusações ainda serão analisadas.

No despacho do MP-SP, o promotor informou que enviou à Polícia Civil a cópia integral dos autos “para continuidade das investigações em relações aos demais delitos”.

Silva explicou que essa referência se deve aos crimes dos quais ele e a mulher são vítimas e estão sendo apurados em inquéritos autônomos. “Por esse motivo, foi solicitado hoje (ontem) esse pedido de esclarecimento ao Ministério Público para que não haja nenhuma dúvida sobre essa questão”, justificou Barbosa.

Whelliton Augusto Silva atuava como atacante. Ele estreou profissionalmente em 1993, no Santos, quando já tinha 19 anos. Em 1995, foi vice-campeão brasileiro com o time.

Durante a carreira, ele ainda defendeu o Vila Nova, Anápolis, Santo André, Corinthians Alagoano e o Boavista, onde foi campeão português em 2000 e 2001. Em 2004, assinou com o Flamengo, pelo qual atuou em 19 partidas. Entre 2005 e 2006, defendeu a Portuguesa e o CRB, seu último clube como profissional.

Whelliton Silva (PL), hoje vereador de Praia Grande (SP), já defendeu o Santos FC e o Flamengo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ele iniciou na carreira política quando virou presidente do diretório do PT em Praia Grande. Em 2020, Whelliton filiou-se ao PL para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal e ficou em 16º lugar na eleição para vereador, com 1.540 votos.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-federal,-receita-e-ibama-fazem-operacao-conjunta-contra-o-trafico-internacional-de-drogas-no-porto-de-santos,-sp;-video

G1 Santos

Polícia Federal, Receita e Ibama fazem operação conjunta contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos, SP; VÍDEO

Ações incluem o patrulhamento por terra, ar e mar do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF) e do Comando de Aviação Operacional (CAOP/PF). PF, Receita e Ibama se unem contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ocorre no Porto de Santos, no litoral de […]

today6 de outubro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%