O crime aconteceu na noite do dia 11 de agosto de 2016, na Rua Jacob Emerick, no Centro de São Vicente. Humberto Araújo Santiago, chefe de gabinete do então vice-prefeito, chegava em casa quando foi abordado por dois homens, que dispararam contra ele. O servidor foi atingido em uma das mãos.
O julgamento estava marcado para agosto de 2023, mas acabou adiado devido à ausência de uma testemunha de defesa. Segundo o delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Junior, que participou das investigações e foi uma das testemunhas ouvidas em plenário, o julgamento começou às 10h de quinta-feira (29) e terminou por volta de 2h sexta-feira (1º), no Fórum de São Vicente.
De acordo o Ministério Público de São Paulo, o policial militar Marcelo Granado Borg pilotou a moto usada no crime, levando Anderson, autor do disparo, na garupa. O bombeiro civil Everson trabalhava no shopping em frente à Prefeitura de São Vicente e teria avisado aos dois sobre quando Humberto saiu da sede do Executivo, permitindo a emboscada.
Juá, Ilha Porchat — Foto: Reprodução / TV Tribuna
Os membros do Conselho de Sentença entenderam que Everson contribuiu para a prática do crime de homicídio qualificado tentado, sem a qualificadora do motivo torpe. Eles avaliaram ainda que ele teve participação de menor importância no crime, por isso, teve a pena diminuída em um sexto.
Por outro lado, o entendimento foi de que Anderson praticou o crime de homicídio tentado duplamente qualificado contra a vítima. Humberto não teria morrido apenas porque, no momento do segundo disparo, a arma apresentou problemas.
O processo em relação ao terceiro envolvido, o policial militar Marcelo Granado Borg, foi desmembrado e marcado para 27 de junho deste ano.
O g1 entrou em contato com a defesa dos condenados, mas ainda não obteve retorno.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)