G1 Santos

Justiça condena acusados de tentar matar chefe de gabinete de ex-vice prefeito de São Vicente, SP

today1 de março de 2024 1

Fundo
share close

O crime aconteceu na noite do dia 11 de agosto de 2016, na Rua Jacob Emerick, no Centro de São Vicente. Humberto Araújo Santiago, chefe de gabinete do então vice-prefeito, chegava em casa quando foi abordado por dois homens, que dispararam contra ele. O servidor foi atingido em uma das mãos.

O julgamento estava marcado para agosto de 2023, mas acabou adiado devido à ausência de uma testemunha de defesa. Segundo o delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Junior, que participou das investigações e foi uma das testemunhas ouvidas em plenário, o julgamento começou às 10h de quinta-feira (29) e terminou por volta de 2h sexta-feira (1º), no Fórum de São Vicente.

De acordo o Ministério Público de São Paulo, o policial militar Marcelo Granado Borg pilotou a moto usada no crime, levando Anderson, autor do disparo, na garupa. O bombeiro civil Everson trabalhava no shopping em frente à Prefeitura de São Vicente e teria avisado aos dois sobre quando Humberto saiu da sede do Executivo, permitindo a emboscada.



Juá, Ilha Porchat — Foto: Reprodução / TV Tribuna

Os membros do Conselho de Sentença entenderam que Everson contribuiu para a prática do crime de homicídio qualificado tentado, sem a qualificadora do motivo torpe. Eles avaliaram ainda que ele teve participação de menor importância no crime, por isso, teve a pena diminuída em um sexto.

Por outro lado, o entendimento foi de que Anderson praticou o crime de homicídio tentado duplamente qualificado contra a vítima. Humberto não teria morrido apenas porque, no momento do segundo disparo, a arma apresentou problemas.

O processo em relação ao terceiro envolvido, o policial militar Marcelo Granado Borg, foi desmembrado e marcado para 27 de junho deste ano.

O g1 entrou em contato com a defesa dos condenados, mas ainda não obteve retorno.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-santos,-sp,-abre-dois-concursos-publicos-para-diferentes-cargos;-veja-detalhes

G1 Santos

Prefeitura de Santos, SP, abre dois concursos públicos para diferentes cargos; veja detalhes

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, abre as inscrições para dois concursos públicos a partir de segunda-feira (4). Há vagas para diferentes cargos, com salários que variam de acordo com a função. Todos contam com pagamento de auxílio-alimentação no valor de R$ 880 e jornada semanal de 40 horas. Ao todo, são seis vagas: duas para auditor municipal de controle interno e uma para cada função entre […]

today1 de março de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%