G1 Santos

Justiça condena grupo que usou roupas de mergulho para esconder meia tonelada de cocaína em navio no Porto de Santos

today29 de junho de 2023 3

Fundo
share close

A Justiça Federal condenou à prisão por tráfico internacional de drogas os sete homens detidos com 582 quilos de cocaína no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O grupo foi flagrado pela Polícia Militar com cilindros de oxigênio e equipamentos de mergulho, em fevereiro deste ano. O g1 apurou que a droga seria escondida no casco de um navio com destino ao exterior. Da decisão, cabe recurso.

A sentença é do juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, da 5ª Vara Federal de Santos (SP). Dos sete envolvidos, cinco receberam a pena de 18 anos e oito meses de reclusão. Além deles, um membro do grupo foi condenado à prisão por 22 anos e quatro meses, e outro por 26 anos e um mês. O g1 não localizou as defesas dos homens até a última atualização desta reportagem.

A cocaína, armazenada em tabletes, estava guardada em 29 sacos de ráfia [tipo de embalagem] lacrados. Os criminosos teriam o plano de esconder a droga no compartimento submerso do navio, que não foi identificado.



Apesar do destino da embarcação não ter sido divulgado, o magistrado apontou na decisão que a finalidade internacional da cocaína “encontra-se bem evidenciada” por conta dos apetrechos e equipamentos de mergulho apreendidos junto à droga.

O g1 apurou ainda que foram apreendidos, além dos entorpecentes, três pares de nadadeiras de mergulhador, três roupas de neoprene de mergulho, três máscaras de mergulho e sete cilindros de ar comprimido.

Sete pessoas que estavam em embarcações foram presas com 582 Kg de cocaína — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Conforme apurado pelo g1 à época, uma equipe da Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental (Cia Mar) apresentou à Polícia Federal os criminosos que estavam preparados para começar a inserir drogas no casco de um navio com destino ao exterior. Eles prestaram depoimento ao delegado, que ratificou a prisão.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

biden-fala-sobre-veto-da-suprema-corte-a-politicas-afirmativas-nas-universidades

G1 Mundo

Biden fala sobre veto da Suprema Corte a políticas afirmativas nas universidades

Justiça dos EUA decidiu proibir medida em leva de decisões desta semana, antes do recesso de verão no Hemisfério Norte. Presidente norte-americano é favorável às políticas. Foto de 2019 mostra alunos perto da biblioteca Widener, na Universidade Harvard, nos EUA — Foto: Charles Krupa/Arquivo/AP Photo O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará um pronunciamento nesta quinta-feira sobre a decisão da Suprema Corte de seu país, que, mais cedo, proibiu […]

today29 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%