G1 Santos

Justiça condena oito ex-trabalhadores do Porto de Santos, SP, por tráfico internacional de drogas

today18 de outubro de 2022 33

Fundo
share close

Em maio de 2020, três estivadores foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Investigações da Polícia Federal (PF) apontaram para outros cinco homens que também participavam do crime.

Justiça condena oito pessoas que trabalhavam no Porto de Santos, SP, por tráfico internacional de drogas — Foto: Divulgação/Polícia Federal e Robert Alves/Marine Traffic



A 5ª Vara Federal de Santos, no litoral de São Paulo, condenou oito ex-trabalhadores do Porto de Santos (SP), entre cinco e oito anos de prisão, por tráfico internacional de drogas. A decisão é do juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, e foi tomada na última segunda-feira (17), após uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo apuração da TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo, as investigações começaram em maio de 2020, quando três estivadores – que fazem parte dos oito condenados – foram presos em flagrante por transportarem, no total, 12 kg de cocaína presos ao corpo. Os outros cinco foram identificados posteriormente.

Na época, o trio usava casacos grossos e, segundo documento da decisão judicial obtido pelo g1, entrava e saía do vestiário de um terminal do Porto de Santos (SP) “mais vezes que o normal”. A atitude chamou a atenção de agentes da Polícia Federal (PF), que abordaram os três homens.

Drogas estavam presas no corpo dos estivadores por cintas abdominal e blusas de lycra — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Após a abordagem, foi constatado que cada um dos integrantes carregava uma determinada quantidade da droga. As substâncias ficavam presas junto aos corpos dos homens por cintas abdominais e blusas de lycra. Segundo a investigação, o entorpecente era colocado em um navio com destino à Europa.

Ainda de acordo com a decisão judicial, durante interrogatório, um dos estivadores informou a PF que o grupo ganhava R$ 5 mil por cada tablete entregue. Na sequência, a corporação instaurou a investigação para desvendar o esquema por trás do transporte de drogas no Porto de Santos.

A investigação apontou a participação de oito trabalhadores portuários no esquema. O citado documento indica ainda que, apesar de apenas alguns integrantes fazerem parte do transporte da droga, os demais estavam inclusos no crime por meio de comandos operacionais, como a determinação da quantidade, data e local para a entrega dos entorpecentes.

Prisão em flagrante dos três estivadores foi registrada na Delegacia da Polícia Federal em Santos, SP — Foto: João Paulo de Castro/G1

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-inaugura-4a-eco-loja-social-do-programa-‘reciclou,-ganhou!’-nesta-quarta-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá inaugura 4ª Eco Loja Social do Programa ‘Reciclou, Ganhou!’ nesta quarta-feira

Unidade se encontra no bairro Santa Cruz dos Navegantes, mais um local em que os moradores poderão trocar seus recicláveis plásticos por itens de primeira necessidade Dar destinação correta ao plástico recolhido do meio ambiente é preocupação constante da Prefeitura de Guarujá. E a partir desta quarta-feira (19), às 10 horas, a Cidade irá inaugurar a Loja Toca do Caranguejo, a 4ª Eco Loja Social do Programa ‘Reciclou, Ganhou!’. A […]

today18 de outubro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%