G1 Santos

Justiça determina afastamento de dois vereadores de Pariquera-Açu, SP

today17 de agosto de 2022 154

Fundo
share close

Delmar Djalma Simões Junior (DEM) e Urias Geneton Reobe de Souza Teixeira (MDB) são réus por corrupção passiva.

Delmar Simões Junior e professor Urias são réus por corrupção passiva — Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Pariquera-Açu



O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou o afastamento de dois vereadores de Pariquera-Açu, no interior de São Paulo. Os parlamentares Delmar Djalma Simões Junior (DEM) e Urias Geneton Reobe de Souza Teixeira (MDB) foram afastados por serem acusados de corrupção passiva. A decisão, assinada pelo juiz André Gomes do Nascimento, foi publicada nesta terça-feira (16).

De acordo com o TJ-SP, os políticos são alvo de uma denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP) por crime de corrupção passiva. Ao analisar a denúncia e o pedido de medida cautelar, o juiz decidiu pelo afastamento do presidente da câmara, Delmar Simões Júnior, e do vereador conhecido como professor Urias.

“Defiro a medida cautelar prevista no artigo 319, VI do CPP [Código Processo Penal] para determinar, até decisão judicial ulterior, o afastamento dos acusados das funções públicas por eles exercidas como vereadores da Câmara Municipal de Pariquera-Açu, ficando proibidos de adentrarem as dependências do prédio onde funciona o Poder Legislativo Municipal”, escreveu o magistrado.

Caso os vereadores descumpram a decisão da Justiça, poderão ter a prisão preventiva decretada. Os políticos tem o prazo de 10 dias para apresentarem as respostas à denúncia e se defenderem por meio de documentos, justificações, provas ou apresentação de testemunhas.

Como o réu Delmar Simões é o presidente da Câmara dos Vereadores, o vice-presidente Milton José Lauriano (PL), conhecido como Milton Ticaca, deve assumir a presidência.

Segundo a decisão do TR-SP, a denúncia do MP aponta que, no dia 9 de agosto de 2021, os réus solicitaram vantagem indevida ao também vereador Rodrigo Mendes (PSB), que passava por procedimento administrativo na Câmara. Caso Mendes aceitasse a proposta, ele seria beneficiado com o impedimento da cassação do mandato.

Os réus teriam solicitado as seguintes vantagens: votar para presidente da câmara no professor Urias, na eleição para o biênio 2023/2024; não atacar os vereadores Carlinhos da ASSPA (REPUBLICANOS) e Marcelo Mariano (REPUBLICANOS); não fiscalizar as empresas de um primo do vereador Delmar, que presta assessoria em licitações; pagar o advogado do vereador Delmar, o qual utilizou para se defender de uma demanda judicial; e pagar aos acusados o valor de R$150 mil.

“Os elementos de informação colhidos no inquérito policial, especialmente o áudio e vídeo gravados pela testemunha Rodrigo Mendes, fornecem provas da materialidade do crime de corrupção passiva e indícios de autoria dos réus”, afirmou o juiz.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente-e-praia-grande-ampliam-publico-alvo-para-aplicacao-da-4a-dose-da-vacina-contra-a-covid-19

G1 Santos

São Vicente e Praia Grande ampliam público-alvo para aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19

Ampliação dos públicos nas duas cidades estão disponíveis a partir desta quarta-feira (17). São Vicente e Praia Grande ampliaram público-alvo para aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos As cidades de São Vicente e Praia Grande, no litoral de São Paulo, ampliaram o público-alvo para aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (17). Confira abaixo como fica […]

today17 de agosto de 2022 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%