O maior recordista de títulos de surfe do Brasil, o santista e professor Alexandre Salazar Junior, o Picuruta, resolveu usar o Instagram desabafar contra um trio de skatistas que danificou os bancos do Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Emissário Submarino, em Santos, no litoral de SP, que está em reforma e será inaugurado na próxima semana.
“Não tem como eu ver e ficar quieto […]. Não tenho esse sangue de barata não. Eu vejo e parto pra cima”. No desabafo, Picuruta ressaltou sempre ter lutado pelo surfe, desde quando o esporte, que hoje tem campeões mundiais e olímpico, era, segundo ele, atividade de “vagabundo” e “maconheiro”.
Ele contou ter começado, há 50 anos, a construir a estrada para os atuais campeões e destacou o fato de ter lutado pelo parque, que hoje passa por reforma e foi alvo de “três ou quatro vândalos”.
“Fui chamar a atenção deles e o maiorzinho só faltou me bater. Falou que eu estava falando grosso, que deveria falar com ele com calminha. Eu falei: Com calma? Com uma pessoa como você. Tu pra mim é considerado como um terrorista”.
Picuruta Salazar disse não ter nada contra os skatistas e destacou o fato de o parque contar com uma pista para a modalidade, além de ter citado diversos amigos e conhecidos no esporte.
Ele pediu a compreensão e colaboração de santistas e turistas para que o patrimônio público não seja depredado. Também clamou a atenção das autoridades para que não deixem os responsáveis por destruírem os equipamentos da cidade impunes.
“Deveriam identificar (os três) para eles pagarem isso aqui. Não é só porque são menores que podem ficar impunes. Eles têm que aprender a respeitar as pessoas e o patrimônio público”.
O prefeito da cidade, Rogério Santos (PSDB), interagiu com a publicação da lenda do surfe: “É isso mesmo! Cada um precisa fazer a sua parte. Você é um exemplo no esporte e como cidadão. Sou seu fã”, respondeu.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que os bancos que aparecem no vídeo serão reparados. A administração municipal ressaltou que a área será inaugurada nesta semana, quando também será lançada uma escolinha de skate e será feito um plantio de mudas em homenagem ao Rei Pelé, que morreu em 29 de dezembro.
A prefeitura destacou que, para o meio do ano, está prevista uma nova pista de skate e um Centro de Controle Operacional no local.
A Guarda Civil Municipal (GCM) informou, ainda, que o parque conta com câmeras de monitoramento e também com rondas diuturnas. Em casos de vandalismo e depredação, a população deve acionar a GCM pelo telefone 153, que funciona 24h.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)