G1 Mundo

‘Levantou a moral do grupo’, diz embaixador sobre ligação de Lula a família de brasileiros em Gaza

today27 de outubro de 2023 12

Fundo
share close

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou nesta sexta-feira (27) à GloboNews que a ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma família de brasileiros na Faixa de Gaza, na quinta, foi “muito boa” e deu esperanças ao grupo que aguarda repatriação para o Brasil.

“O presidente transmitiu muita força ao pessoal, muita confiança. Dizendo para eles que não percam a coragem, com a esperança de que vai dar tudo certo. Foi uma conversa muito positiva. Depois, acompanhei a repercussão aqui no grupo de WhatsApp [que o Itamaraty mantém com as famílias em Gaza]”, relatou Candeas.

“A notícia da conversa com o presidente gerou um ânimo muito grande. Levantou a moral, que naturalmente estava muito deprimida, do nosso pessoal”, continuou.



Segundo Candeas, o presidente Lula deve fazer mais uma rodada de ligações para as famílias de brasileiros que estão na Faixa de Gaza – território que, desde o último dia 7, é o principal palco do confronto militar entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Lula faz videoconferências com brasileiros em Gaza e familiares

Lula faz videoconferências com brasileiros em Gaza e familiares

Hasan está com a família em Khan Younis, cidade no sul da Faixa de Gaza e a cerca de meia hora da fronteira com o Egito – única rota pela qual a população civil poderia deixar a zona de confronto, e que está fechada desde a escalada das hostilidades.

No contato, Hasan relatou a situação em Gaza e pediu a Lula que acrescentasse a mãe e a irmã na lista de pessoas a serem repatriadas.

“Hoje recebi ligação do presidente Lula. Afirmou que está fazendo máximo possível para retirar brasileiros da Faixa de Gaza. Falei sobre minha mãe, afirmou que vai retirar familiar também da Faixa de Gaza que não são brasileiros. Agradeço presidente e governo federal pelo apoio”, afirmou.

Hasan Rabee, brasileiro em Gaza, relata ligação telefônica de Lula nesta quinta

Hasan Rabee, brasileiro em Gaza, relata ligação telefônica de Lula nesta quinta

No domingo (22), Hasan já havia falado com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social. Ele está na casa da irmã em Khan Younis com a esposa, as filhas de 3 e 6 anos e outros familiares.

Outros dois brasileiros que estão em Rafah não estavam com conexão de internet e, por isso, o contato não foi possível. Na lista de ligações intermediadas pelo ministro Paulo Pimenta estão a jovem Shahed Al Banna e o palestino binacional Ahmad El Ajrami.

Shahed é de família palestina, morava em São Paulo, mas há um ano e meio se mudou para Gaza. Ela é uma das dezenas de pessoas que estão na lista de repatriados e tentam deixar a região para voltar ao Brasil. Com ela estão a irmã, Shams, de 13 anos, e a avó, Jamila, de 64 anos.

Ahmad El Ajrami, brasileiro que mora perto de Shahed, está com a esposa e filhos e afirmou que recebeu uma mensagem de texto enviada pelo ministro Paulo Pimenta comunicando a vontade do presidente Lula de conversar com a família.

Guerra completa três semanas com nova incursão terrestre do exército israelense em Gaza

Guerra completa três semanas com nova incursão terrestre do exército israelense em Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

veja-quem-sao-13-das-18-vitimas-dos-ataques-a-bar-e-boliche-em-lewiston,-nos-eua

G1 Mundo

Veja quem são 13 das 18 vítimas dos ataques a bar e boliche em Lewiston, nos EUA

Eles estavam em uma pista de boliche para participar de uma competição amigável. No bar, do outro lado da cidade, o assassino atacou durante a realização de um campeonato de cornhole (uma gincana típica da região) para a comunidade surda. A polícia não divulgou oficialmente o nome das vítimas, no entanto, familiares começaram a relatar pela ausência de seus parentes. Veja abaixo a lista com algumas das vítimas: Bill e […]

today27 de outubro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%