G1 Mundo

Líder do Estado Islâmico se matou após ser cercado, diz agência

today1 de dezembro de 2022 10

Fundo
share close

A morte ocorreu em meados de outubro, mas só foi divulgada agora pelo grupo terrorista. O Estado Islâmico não confirmou a versão do suicídio e disse apenas que al-Quraishi foi morto “enquanto lutava contra os inimigos de Deus”.

Segundo os relatos ouvidos pela Reuters, o então líder do grupo terrorista se explodiu depois que ele e seus assessores foram cercados por combatentes locais na cidade de Jasim, que fica na província de Deera, no sul da Síria.

Militares dos Estados Unidos – que realiza fortes operações de buscas por lideranças do Estado Islâmico – afirmaram al-Quraishi foi morto em uma operação realizada pelo grupo rebelde Exército Livre da Síria (FSA) no local.



A província foi colocada sob o controle do exército sírio após acordos de reconciliação mediados pela Rússia em 2018 que devolveram o controle do sul da Síria a Damasco ao governo do país.

Quraishi e seus assessores foram descobertos em um esconderijo secreto em uma casa, disseram as fontes, que incluíam combatentes, parentes de aliados que morreram no confronto e moradores de Jasem.

“O líder e um companheiro se explodiram com cintos suicidas depois que nossos combatentes conseguiram invadir seu esconderijo”, disse Salem al Horani, morador de Jasem e ex-combatente que participou do cerco às três casas onde a célula do Estado Islâmico foi descoberta.

A FSA recebeu apoio dos estados ocidentais e do Golfo até que retiraram o apoio em 2018, mas seus combatentes permaneceram na área após os acordos de reconciliação sob os quais entregaram armas pesadas, mas foram autorizados a manter armas leves.

O Estado Islâmico escolheu Abu al-Hussein al-Husseini al-Quraishi como seu novo líder, disse um porta-voz do grupo em uma gravação, sem dar mais detalhes sobre o novo líder.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

filipinas-tem-explosao-de-casos-de-abuso-sexual-infantil-apos-pandemia

G1 Mundo

Filipinas tem explosão de casos de abuso sexual infantil após pandemia

Eric, de sete anos, dá uma risadinha, exibindo um sorriso largo e desdentado, enquanto fala sobre viagens espaciais à sombra de um jardim, cercado por uma floresta densa e exuberante, algumas horas ao norte da capital das Filipinas, Manila. Ele sonha em voar em um foguete com as cores do arco-íris para Saturno. Acabou de perder os dentes de leite, mas ainda é uma criança pequena. Sua camisa xadrez branca […]

today1 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%