G1 Mundo

Líder indígena mapuche que era procurado no Chile é preso na Argentina

today30 de janeiro de 2023 7

Fundo
share close

O Chile já pediu a extradição de Facundo Jones Huala. Ele é acusado de causar um incêndio e pela posse ilegal de armas.


Imagem de outubro de 2022 mostra policiais argentinos durante uma manifestação de mapuches no país — Foto: Matias Garay/AP



O líder indígena Facundo Jones Huala, um mapuche que era fugitivo da Justiça do Chile, foi preso na madrugada desta segunda-feira (30) na Argentina, informou o Ministério de Segurança da província do Rio Negro. O Chile pediu a extradição de Facundo.

Facundo foi preso em uma operação policial realizada em uma casa na cidade de El Bolsón, a 1.700 quilômetros sudoeste de Buenos Aires, segundo o site do ministério.

Mapa mostra a localização de El Bolsón, na Argentina — Foto: Kayan Albertin/g1

“A detenção do líder da Resistência Ancestral Mapuche (RAM), que estava foragido da Justiça do Chile desde fevereiro de 2022, ocorreu após vários meses de investigações”, disse o ministério.

O sub-secretário do Interior do Chile, Manuel Monsalve, confirmou que o governo já iniciou os trâmites para solicitar a extradição de Facundo.

“Queremos que não haja impunidade, neste ou em qualquer outro caso, e, portanto, queremos que seja extraditado para que cumpra a pena correspondente”, disse Monsalve à imprensa, em Santiago.

Facundo havia sido condenado a seis anos de prisão após ser considerado culpado por posse ilegal de armas de fogo e por incendiar a casa do zelador de uma fazenda em Rio Bueno, no sul do Chile, uma década atrás.

Dezenas de milhares de mapuches pedem a devolução das terras e bens de seus ancestrais, membros de um povo originário estabelecido em ambos os lados da Cordilheira dos Andes, em uma região que hoje é dividida entre o Chile e a Argentina.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

urso-fica-preso-em-pneu-de-carro-na-russia;-veja-video-do-resgate

G1 Mundo

Urso fica preso em pneu de carro na Rússia; veja vídeo do resgate

Equipe de emergência teve que sedar o urso e cortar o pneu, em uma operação que levou cerca de 7 minutos. Urso fica preso em pneu do carro na Rússia Uma equipe de emergência resgatou um urso que estava preso em um pneu de carro enquanto tentava brincar com ele, em um parque nacional nos arredores de Moscou, na Rússia, conforme mostra vídeo divulgado nesta segunda-feira (30). (Veja no vídeo […]

today30 de janeiro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%