G1 Mundo

Líderes mundiais afirmam monitorar situação da Rússia após rebelião de Grupo Wagner

today24 de junho de 2023 12

Fundo
share close

Durante coletiva de imprensa na França, o presidente Lula (PT) preferiu não comentar o caso, afirmando não ter informações suficientes.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adam Hodge, disse que o presidente Joe Biden foi informado sobre a situação na Rússia e “fará consulta com os aliados e parceiros sobre os acontecimentos”.

Mais tarde, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que conversou com os ministros das Relações Exteriores do G7 e com o alto representante da UE para relações exteriores sobre o assunto. “Os Estados Unidos permanecerão em estreita coordenação com aliados e parceiros à medida que a situação continuar a se desenvolver”, escreveu Blinken no Twitter.



Por sua vez, o governo da França disse que o presidente Emmanuel Macron está acompanhando o que está acontecendo na Rússia, acrescentando que mantém o foco no apoio à Ucrânia.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido desaconselhou viagens para a Rússia e disse haver risco de mais distúrbios em todo o país.

O porta-voz do governo da Alemanha afirmou estar acompanhando a situação de perto. A declaração é parecida com a da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Já o gabinete da primeira-ministra da Itália, Giogia Meloni, afirmou que os eventos estão sendo monitorados de perto e que os ataques à Ucrânia causaram instabilidade na Rússia.

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse que está consultando aliados e o Ministério da Defesa, além de acompanhar a situação nas fronteiras orientais do país.

Guga Chacra:

Guga Chacra: “Situação de Putin fica muito complicada com ação de mercenários”

O “Wagner” é uma espécie de organização paramilitar ligada ao governo russo. O grupo surgiu em 2014, composto por ex-soldados de elite altamente qualificados.

Com a invasão da Ucrânia, acredita-se que o grupo tenha se expandido recrutando prisioneiros para lutar a favor da Rússia. Os mercenários reforçaram a linha de frente e atuaram em várias batalhas, incluindo na conquista de Bakhmut.

A relação entre o grupo e o Ministério da Defesa da Rússia já estava estremecido há alguns meses. Nesta sexta-feira, a crise se intensificou depois de Yevgeny Prigozhin acusar o governo russo de promover um ataque contra acampamentos da organização.

Prigozhin prometeu retaliações. Isso levou o procurador-geral da Rússia a abrir uma investigação contra ele por “suspeita de organizar uma rebelião armada”.

O Exército russo nega o ataque contra o Grupo Wagner e classificou as acusações como uma provocação.

Mesmo assim, após a ameaça de Prigozhin, o governo russo reforçou a segurança em Moscou. Já na cidade de Rostov-on-Don, que foi invadida pelos paramilitares, o prefeito pediu para que a população não saia de casa.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quermesse-da-lagoa-da-saudade-comeca-neste-fim-de-semana-em-santos,-sp;-veja-a-programacao

G1 Santos

Quermesse da Lagoa da Saudade começa neste fim de semana em Santos, SP; veja a programação

Com quadrilha, shows e brincadeiras típicas, a Quermesse da Lagoa da Saudade acontece neste fim de semana no Morro da Nova Cintra, em Santos, no litoral de São Paulo. A 2ª edição do evento contará com mais de 50 expositores de gastronomia e artesanato. A quermesse acontece nos dias 24 e 25 de junho e 1 e 2 de julho, das 14h às 22h (veja a programação abaixo). A festa […]

today24 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%