G1 Santos

Litoral de SP estava coberto por intensa tempestade elétrica na hora da morte de banhista; seis ficaram feridos

today20 de janeiro de 2024 2

Fundo
share close

Uma tempestade elétrica passou pelo litoral de São Paulo na tarde deste sábado (20), no momento em que sete pessoas foram atingidas por um raio, e uma delas morreu. O caso aconteceu em Praia Grande, SP.

O mapa de raios do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) mostrou, em tempo real, intensa atividades de relâmpagos no momento da fatalidade, por volta das 13h30, quando chovia forte.

A vítima fatal, de aproximadamente 60 anos, estava sem documentos e, conforme apurado pelo g1, não tinha relação com outras seis pessoas atingidas pela descarga elétrica na Praia da Vila Caiçara — elas foram hospitalizadas e estão conscientes.



Um guarda guarda-vidas chegou a fazer massagem cardiopulmonar na idosa antes dela ser conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Samambaia e morrer. (veja abaixo)

De acordo com o Elat, para evitar acidentes com raios, o ideal é não sair de casa ou permanecer na rua durante as tempestades, a não ser que seja necessário. Neste caso, procure se abrigar nos seguintes lugares:

  • Carros, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis, estacionados longe de árvores ou linhas de energia elétrica;
  • Moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;
  • Abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis, em grandes construções com estruturas metálicas, ou em barcos ou navios metálicos fechados.

Banhistas são atingidos por raio em praia do litoral de SP

Banhistas são atingidos por raio em praia do litoral de SP

Mulher atingida por raio em Praia Grande (SP) é socorrida e levada a hospital em estado grave — Foto: Reprodução

Na noite de sexta-feira (19) uma nuvem ‘gigante’ trouxe um temporal à Baixada Santista, no litoral de São Paulo, após dias de calor intenso que, inclusive, ultrapassaram os 39,7ºC. O fenômeno observado de diversas cidades da região, segundo uma meteorologista ouvida pelo g1, é conhecido como nuvem prateleira.

Heloísa Pereira Nóbrega, meteorologista da Ampere, informou à equipe de reportagem que as nuvens prateleiras são frequentemente associadas a ventos intensos que precedem tempestades, com possibilidade de raios e granizo.

Fenômeno da ‘nuvem prateleira’ foi registrado na Baixada Santista antes de tempestade — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto em Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pm-persegue-criminosos-na-contramao-ate-subida-de-morro,-troca-tiros-e-para-em-barricada-de-lixo;-video

G1 Santos

PM persegue criminosos na contramão até subida de morro, troca tiros e para em barricada de lixo; VÍDEO

Uma perseguição na contramão da Avenida Senador Feijó, em Santos, no litoral de São Paulo, terminou em troca de tiros e com cinco criminosos escapando para o Monte Serrat. Os bandidos pararam o veículo em frente à Rua Tiro Naval, que dá acesso ao morro, onde já existia uma barricada feita com contentores de lixo. Ninguém ficou ferido (Veja as imagens acima) O agente passou a acompanhar o carro e […]

today20 de janeiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%