G1 Mundo

Lituânia desmonta monumento soviético na capital Vilnius

today6 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

O imponente monumento de granito cinza, localizado no cemitério de Antakalnis, é composto por seis esculturas de soldados soviéticos.

A Lituânia, ocupada pelos soviéticos por 50 anos, declarou sua independência em 1991.

Grande monumento soviético em Vilnius começa a ser desmontado — Foto: PETRAS MALUKAS / AFP



O governo lituano denunciou veementemente a invasão russa da Ucrânia e decidiu retirar qualquer herança da URSS.

Nos últimos dias, a estrada de acesso ao cemitério foi pavimentada para que os guindastes pudessem se aproximar do monumento, e nesta terça-feira as peças que montam as diferentes partes das esculturas começaram a ser desmontadas. A princípio, as obras terminarão no início da próxima semana, segundo a empresa responsável.

“É um dia feliz, um momento feliz”, afirmou o prefeito de Vilnius, Remigijus Simasius, à imprensa depois de visitar o local.

No entanto, para o país, esta decisão pode gerar problemas com as Nações Unidas, que em setembro emitiram uma medida provisória pedindo que não se desfizessem do monumento até a resolução de um litígio com cinco cidadãos lituanos.

Grande monumento soviético em Vilnius começa a ser desmontado — Foto: PETRAS MALUKAS / AFP

Estes últimos recorreram ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, afirmando que a decisão de desmontar a estátua “viola os direitos de suas minorias nacionais e o direito ao respeito pela vida privada e familiar”.

A Lituânia insiste que os monumentos nos cemitérios que contenham restos humanos serão protegidos.

“Fazemos isso com respeito, não destruímos túmulos”, declarou o prefeito de Vilnius, aparentemente minimizando a intervenção da ONU.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-por-atirar-ovo-contra-rei-charles-iii,-diz-agencia-inglesa

G1 Mundo

Homem é preso por atirar ovo contra rei Charles III, diz agência inglesa

Citando polícia do país, PA Media afirma que homem tentou jogar ovo contra o monarca durante um evento que ele participava nos arredores de Londres. Rei Charles III caminha em direção a crianças durante evento que participou em Luton, perto de Londres, em 6 de dezembro de 2022. — Foto: Jonathan Jackson/ Pool via AP Um homem foi preso nesta terça-feira (6) por tentar jogar um ovo contra o rei […]

today6 de dezembro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%