G1 Santos

Lobo-marinho encontrado em quintal de casa é tratado e solto em alto-mar; VÍDEO

today20 de dezembro de 2023 1

Fundo
share close

Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) foi solto em alto-mar após ficar 78 dias recebendo atendimento veterinário em Guarujá, no litoral de São Paulo. As imagens obtidas pelo g1, nesta quarta-feira (20), mostram o tratamento e a soltura do animal (veja acima).

Identificado como um macho jovem, o animal foi resgatado pelo Instituto Biopesca no quintal de uma casa em Itanhaém (SP). Ele estava magro, debilitado e apresentava desnutrição e desidratação.

Diante do estado de saúde, o animal foi levado à reabilitação no Instituto Gremar, onde os primeiros cuidados foram focados em reverter o quadro clínico. Depois de estabilizado, o lobo-marinho foi mantido em uma área externa com piscina, podendo tomar banhos de sol.



Para recuperar o peso, segundo o Gremar, o animal recebeu uma dieta de peixes e vitaminas através de um tubo submerso na água da piscina. O objetivo dessa estratégia é evitar que ele associe a alimentação ao ser humano, além de estimular a predação no ambiente natural.

Lobo-marinho é solto em alto-mar após mais de 75 dias de tratamento — Foto: Instituto Gremar/Divulgação

Um chip foi implantado no animal e, de acordo com a instituição, em caso de novo encalhe, o dispositivo permitirá que outros órgãos e organizações ambientais tenham acesso ao histórico de reabilitação.

Após pouco mais de dois meses, o lobo-marinho estava apto para retornar ao habitat natural. Ele foi solto próximo ao Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (SP) com o apoio da Fundação Florestal e da Polícia Militar (PM) Ambiental. As imagens mostram o animal nadando em alto-mar.

Animal foi resgatado no quintal de uma casa em Itanhaém (SP) e solto em Santos (SP) — Foto: Instituto Gremar/Divulgação

Ao g1, bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar Rosane Farah, explicou que a espécie vive em grupos separados e só se encontram no período de reprodução. Já os mais jovens, como é o caso do animal resgatado, acompanham as mães até os oito meses.

“[O animal resgatado] provavelmente estava no período de desmame [processo de parar de receber o leite materno], mas acabou encalhando por motivos de saúde”, afirmou a especialista.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

casal-de-idosos-sequestrado-em-roubo-a-carro-e-resgatado-pela-pm-em-acao-teve-troca-de-tiros-com-criminosos

G1 Santos

Casal de idosos sequestrado em roubo a carro é resgatado pela PM em ação teve troca de tiros com criminosos

Um casal de idosos, de 65 e 75 anos, foi sequestrado e teve o veículo roubado no bairro Embaré, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, nesta quarta-feira (20), as vítimas foram resgatadas com ferimentos pela Polícia Militar em Cubatão (SP). A ação teve troca de tiros e a fuga de dois criminosos por um rio. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São […]

today20 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%