G1 Mundo

Lopez Obrador, presidente do México, chama deputada trans do próprio partido de ‘homem vestido de mulher’ e depois pede desculpas

today9 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

Salma Luevano é a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país. Ela é do Morena, o mesmo partido de Lopez Obrador.


Imagens de rede social de Salma Luevano — Foto: Reprodução/Instagram



O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, pediu desculpas para a deputada Salma Luevano, a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país por ter dito que ela “um homem vestido como uma mulher”.

No fim de semana, Lopez Obrador encontrou Luevano em um evento e a cumprimentou com um beijo no rosto. Os dois são do mesmo partido, o Morena.

No dia seguinte, perguntaram a ele por que ele a cumprimentou dessa forma. Foi então que ele afirmou que a deputada é um homem vestido como uma mulher.

A frase foi muito criticada nas redes sociais. Diversos membros da comunidade LGBTQIA+ do México se solidarizaram com a deputada.

Ele finalmente pediu desculpas nesta terça-feira (9). Em uma entrevista coletiva, ele afirmou o seguinte: “Eu quero pedir desculpas para a colega que se identifica como mulher”.

A deputada publicou um texto na rede social X (Twitter) para afirmar que ela recebeu o pedido de desculpas: “Hoje, o presidente Lopez Obrador ofereceu um pedido de desculpas por ter errado meu gênero. Essa declaração é muito importante, porque torna a nossa luta de décadas visível. Eu sou uma mulher, e isso não é questão de discussão”, disse ela.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: maioria das pessoas trans não consegue mudar de nome no Brasil

Dia do Orgulho LGBTQIA+: maioria das pessoas trans não consegue mudar de nome no Brasil




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carnaval-de-santos-tem-mudancas-no-regulamento-para-garantir-emocao-ate-o-final-dos-desfiles;-entenda

G1 Santos

Carnaval de Santos tem mudanças no regulamento para garantir emoção até o final dos desfiles; entenda

“Entendemos que, em 2023, foi uma retomada em alto nível e, agora, a responsabilidade ainda é maior, pois querem os continuar crescendo tanto em termos de qualidade quanto de infraestrutura para nossas agremiações. E, com isso, fazer com que a cidade possa cada vez mais se envolver e se orgulhar do seu desfile das escolas de samba”, afirma o presidente da Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de […]

today9 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%