Prefeitura de Guarujá

Lula anuncia prioridade no PAC para obra do túnel Guarujá-Santos

today2 de fevereiro de 2024 2

Fundo
share close

O presidente da República participou das comemorações dos 132 anos do Porto ao lado do prefeito de Guarujá e do governador Tarcísio de Freitas; Governo Estadual apoiará obras da segunda fase da Perimetral

A construção do túnel imerso, ligando Guarujá e Santos “é uma obra necessária para o desenvolvimento da Região”. A frase é do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que fez o anúncio de prioridade na obra no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, ao lado do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito de Guarujá, nas comemorações dos 132 anos do Porto de Santos. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (2), na sede da Autoridade Portuária de Santos.

Esperada há quase um século, a obra integra o novo PAC do Governo Federal. A sua construção deve começar em 2025, com previsão de término em 2028. No total, serão investidos cerca de R$ 5,8 bilhões. A previsão é que metade dos recursos sejam da União e a outra parte do Governo do Estado.

O presidente Lula ressaltou a parceria com o Estado para a execução do projeto. “Vamos construir esse País juntos. O túnel é extremamente necessário para a Região. O Estado já tinha o projeto e não poderia ficar de fora. Estamos juntos, Governo Federal e São Paulo para melhorar a vida das pessoas”.

O Projeto



O túnel terá uma extensão de 860 metros ligando as margens esquerda (Guarujá) e direita (Santos). Com o túnel imerso, os usuários deverão levar apenas dois minutos para realizar a travessia. Atualmente, 30 mil motoristas utilizam a travessia de balsas e outros 70 mil, as barcas e catraias.  Pelo canal do estuário passam, anualmente, cerca de 5 mil navios.

O prefeito enfatiza que o túnel será um divisor de águas na mobilidade urbana. O chefe do Executivo reforça que a ligação por túnel precisa acontecer de maneira sustentável e demonstra o potencial de desenvolvimento da Região. “Estou muito feliz por recepcionar o presidente Lula na nossa Região, sobretudo por vermos o empenho do Governo Federal em tirar esse projeto do papel. E, também, por saber que haverá a participação efetiva do Estado de São Paulo, neste sonho que logo se tornará realidade, mudando para melhor a vida dos nossos munícipes”, salienta o prefeito.

O governador Tarcísio de Freitas pontuou a parceria com o Governo Federal para a viabilização do projeto. “Neste aniversário, o Porto recebe presentes importantes. Esse é um momento emblemático, de uma parceria entre Estado e União, que permitirá que o túnel seja realidade, e gerar muitos empregos”.

Pela primeira vez, um presidente da República visita a sede do Porto de Santos, contou o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini. “É uma honra ter o presidente Lula aqui, neste que é um dia histórico para o Porto, que gera 50 mil empregos diretos e registra movimentação recorde. Com o apoio do Estado, haverá gestão efetiva para tirar do papel a obra do túnel imerso”.

Além do presidente da República e do chefe do executivo guarujaense, também participaram do evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Rui Costa (Casa Civil – responsável pelo PAC), senadores, deputados federais e estaduais, entre outros políticos e autoridades ligadas ao porto.

Perimetral também deve contar com apoio do Estado

Durante o evento na Autoridade Portuária, o governador destacou que o Estado também vai participar das obras da segunda etapa da Avenida Perimetral. “Faremos parceria com a União, construindo mais viadutos e, assim, vamos melhorando a mobilidade urbana”.

No ano passado, o prefeito de Guarujá assinou termo de compromisso junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, para o cronograma da segunda fase das obras da Avenida Perimetral, em Vicente de Carvalho. Segundo Pomini, serão investidos R$ 600 milhões para três quilômetros de viaduto na Perimetral da margem esquerda. “A obra está classificada no PAC”, pontuou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

“resistir-para-existir”-e-tema-da-18a-edicao-da-festa-de-iemanja,-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

“Resistir para existir” é tema da 18ª edição da Festa de Iemanjá, em Guarujá

Evento acontece no dia 3 de fevereiro; a concentração será a partir das 17 horas, em frente ao Teatro Municipal Procópio Ferreira Com o tema “Resistir para existir”, a 18ª edição da tradicional Festa de Iemanjá acontece no dia 3 de fevereiro, em Guarujá. Ao todo, 19 ilês vão participar das atividades em homenagem à Rainha do Mar. O evento tem início às 17 horas e a concentração dos integrantes das […]

today2 de fevereiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%