G1 Mundo

Lula assume presidência do Mercosul e terá desafio de concluir acordo com União Europeia

today4 de julho de 2023 12

Fundo
share close

Pelas regras do Mercosul, criado em 1991, os quatro países titulares se revezam na presidência do bloco com mandatos que duram seis meses.

Além desses países, também existem os chamados Estados associados ao bloco, entre os quais Colômbia, Bolívia e Chile.

A reunião desta terça encerra o mandato do governo argentino, que decidiu realizar a cúpula na região da tríplice fronteira com Brasil (Foz do Iguaçu) e Paraguai (Cidade do Leste).



Confira a seguir os desafios de Lula à frente do Mercosul:

Lula recebe presidente da Comissão Europeia e critica exigências do bloco para acordo com Mercosul

Lula recebe presidente da Comissão Europeia e critica exigências do bloco para acordo com Mercosul

Negociado desde 1999, o acordo teve a parte comercial finalizada em 2019 e está em fase de revisão pelos países dos dois blocos.

Neste ano, a União Europeia apresentou um documento adicional ao Mercosul, que prevê sanções em questões ambientais. O teor do documento foi chamado por Lula de “ameaça”.

Durante a campanha eleitoral de 2022, o então candidato e agora presidente Lula se comprometeu a finalizar as tratativas entre os blocos.

O governo argentino se manifestou em mais uma oportunidade contra o acordo entre os dois países, a fim de assegurar que os países do bloco só firmem acordos em grupo.

A expectativa é de que Lula mantenha a posição argentina, e incentive a necessidade de ampliar a integração dentro do Mercosul.

Com a participação suspensa desde 2017, a Venezuela também deve ser alvo da liderança do Brasil no bloco.

Antes da cúpula do Mercosul, Lula fará às 8h30, de um hotel, o programa ‘Conversa com o presidente’, transmitido ao vivo nas redes sociais do governo. Em seguida, a agenda do petista prevê:

  • 10h: cumprimentos aos chefes de delegação da cúpula de chefes de Estado do Mercosul
  • 10h30: sessão plenária de chefes de Estado do Mercosul
  • 13h: fotografia oficial doa cúpula do Mercosul
  • 13h30: almoço oferecido pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, para chefes de delegação

Lula também aproveitará a reunião na região de tríplice fronteira para cumprir agenda à tarde em Foz do Iguaçu (PR).

O presidente e o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, vão anunciar a retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Segundo o governo, Itaipu investirá R$ 600 milhões para concluir as obras do campus, um projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O prazo de terminar o empreendimento é de três anos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nuvens-brilhantes-e-extremamente-raras-sao-vistas-em-moscou,-na-russia

G1 Mundo

Nuvens brilhantes e extremamente raras são vistas em Moscou, na Rússia

Fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes. Nuvens noctilucentes são vistas sobre a torre do Kremlin de Moscou, na Rússia, em 4 de julho de 2023. — Foto: REUTERS/Maxim Shemetov A cidade de Moscou, na Rússia, foi tomada por nuvens brilhantes nas primeiras horas desta terça-feira (4). Extremamente raro, o fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes e geralmente é observado no verão, ao nascer ou pôr do sol. (Veja mais fotos […]

today4 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%