G1 Mundo

Lula deve visitar Cuba em setembro antes de viagem para os Estados Unidos

today22 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

Por Ana Flor

Jornalista e comentarista da GloboNews. Acompanha as notícias de Brasília, da política econômica aos bastidores do poder.




Lula durante encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel (direita), e o ex-presidente Raúl Castro (esquerda) em imagem de 2021 — Foto: Divulgação/Instituto Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia uma viagem a Cuba ainda na primeira quinzena do mês de setembro. A ideia, segundo fontes do Planalto, seria fazer uma escala na ilha antes de seguir para Nova York, onde participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A expectativa é de que Lula, caso vá para Cuba, se reúna com o presidente do país, Miguel Díaz-Canel.

Também deve ser agendada a participação de Lula no encontro do G77, grupo da ONU de países em desenvolvimento.

Na semana passada, o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, esteve em Cuba para, segundo o Palácio do Planalto, reconstruir as relações diplomáticas entre os dois países, desgastadas e enfraquecidas durante os últimos governos.

No governo Lula, Brasil e Cuba retomaram as atividades com embaixadores nas missões diplomáticas nos dois países.

Desde 2016, tanto a embaixada cubana no Brasil quanto a brasileira em Cuba eram chefiadas por encarregados de negócios – um posto de hierarquia menor.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

havai:-a-historia-da-casa-que-sobreviveu-a-incendio-e-viralizou

G1 Mundo

Havaí: a história da casa que sobreviveu a incêndio e viralizou

O imóvel de madeira de 100 anos foi o único daquela área que resistiu ao fogo, enquanto seu entorno foi reduzido a cinzas. "Parece que (a casa) foi photoshopada", disse o proprietário Trip Millikin ao jornal Honolulu Civil Beat, em referência ao programa de edição de imagens. Millikin e sua esposa, Dora, souberam que o incêndio havia se alastrado por toda a vizinhança e que provavelmente a casa deles também […]

today22 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%