G1 Mundo

Lula diz acompanhar crise no Peru com ‘preocupação’ e deseja êxito à nova presidente Dina Boluarte

today7 de dezembro de 2022 21

Fundo
share close

“É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos”, diz Lula.

No comunicado, Lula também disse esperar que a nova presidente do país vizinho, Dina Boluarte, tenha “êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social”.

Dina Boluarte era vice de Castillo, mas assumiu o posto após o presidente ser preso nesta quarta. Horas antes, Castillo havia anunciado que iria dissolver o Congresso e convocar novas eleições – o político era alvo de um processo de impeachment no parlamento peruano.



O Congresso, de maioria opositora, ignorou a ordem de dissolução e destituiu Castillo horas depois. O Congresso considerou que o ex-presidente tem uma “permanente incapacidade moral”.

Dina Boluarte recebe faixa e toma posse como presidente do Peru

Dina Boluarte recebe faixa e toma posse como presidente do Peru

Itamaraty condena ações de Castillo

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil diz que acompanha a situação no Peru com preocupação, e que pretende seguir com relação de amizade e cooperação com o país.

O Itamaraty afirmou, no entanto, que as medidas adotadas por Pedro Castillo são “incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.

“O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como chefe do Estado peruano”, diz o comunicado.

Pedro Castillo conseguiu unir toda a política peruana contra si

Pedro Castillo conseguiu unir toda a política peruana contra si

Leia abaixo a íntegra do comunicado divulgado por Lula:

Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos.

Espero que a Presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.

Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.

Luiz Inácio Lula da Silva




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%