Gospel Prime

Lula diz que BNDES vai voltar a fazer empréstimos para outros países

today23 de janeiro de 2023 15

Fundo
share close

A volta do petista Luiz Inácio Lula da Silva ao poder, após todos os escândalos em que se envolveu e os crimes cometidos, também representa uma reviravolta para os recursos do país, que voltarão a ser usados para financiar governos de esquerda.

Durante visita oficial à Argentina nesta segunda-feira (23), Lula disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve voltar a derramar seus recursos em obras de engenharia nos países aliados.

“Se há interesse dos empresários e do governo, e nós temos um banco de desenvolvimento para isso, eu quero dizer que nós vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente puder fazer para ajudar o gasoduto argentino”, disse Lula.

A fala do petista ocorreu depois de ser questionado quanto à possibilidade de um financiamento do BNDES para obra no país vizinho, na região de Vaca Muerta.

Nos anos em que o PT esteve no poder, o BNDES emprestou US$ 10 bilhões para a execução de projetos de engenharia em outros países. Na ocasião, cinco construtoras brasileiras receberam 98% desse valor. São elas: Odebrecht (76%), Andrade Gutierrez (14%), Queiroz Galvão (4%), Camargo Correa (2%) e OAS (2%).



As empresas acabaram sendo investigadas e condenadas por esquemas de corrupção envolvendo o governo federal durante os mandatos anteriores do PT na Presidência da República.

Na ocasião, executivos que trabalhavam nessas construtoras fizeram acordos delação premiada e devolveram quantias milionárias aos cofres públicos.

Além disso, Lula foi condenado na Justiça à prisão em razão das relações que ele manteve com algumas dessas companhias. Entre os casos, está o recebimento de um triplex no Guarujá concluído pela OAS como propina para o presidente.

Posteriormente Lula foi livrado da prisão e teve suas sentenças anuladas por manobra do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o seu partido tem a maioria dos indicados, em um caso de impunidade sem precedentes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

emtu-abre-licitacao-para-obras-de-recuperacao-da-ponte-a-tribuna

G1 Santos

EMTU abre licitação para obras de recuperação da Ponte A Tribuna

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), responsável pela operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), abriu a licitação para escolher a empresa que fará as obras de recuperação, reforço e ampliação da Ponte A Tribuna - estrutura responsável pela ligação da Área Insular à Continental de São Vicente, no litoral de São Paulo. A reforma marca o início da implantação da terceira fase do VLT da […]

today23 de janeiro de 2023 37

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%