G1 Mundo

Lula diz que presidente do BC ‘não tem compromisso com o Brasil’, e sim ‘com aqueles que gostam de taxa de juros alta’

today7 de maio de 2023 6

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (6) que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, “não tem compromisso com o Brasil”, e sim, com o governo Jair Bolsonaro, “que o indicou”.

Lula disse ainda que, na visão dele, Campos Neto tem compromisso também “com aqueles que gostam de taxa de juros alta, porque não há outra explicação”. E comparou a atuação de Campos Neto com a de Henrique Meirelles, que presidiu o BC nos mandatos anteriores de Lula.

“Duvido que esse cidadão [Campos Neto] tenha mais autonomia que o Meirelles teve. Só que o Meirelles tinha responsabilidade de ter um governo discutindo com ele, olhando as preocupações. Esse cidadão não tem”, disse Lula.



“Ele não tem nenhum compromisso comigo, tem compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Tem compromisso com o outro governo, que o indicou. Isso é importante ficar claro. E tem compromisso com aqueles que gostam de juro alto, porque não há outra explicação”, prosseguiu.

Lula deu as declarações em entrevista coletiva no Reino Unido, para onde viajou em razão da coroação do rei Charles III. O presidente retorna ao Brasil ainda neste sábado.

Na entrevista, o presidente também:

Ainda, ainda falando sobre a política de juros, Lula disse que “não bate” no Banco Central como instituição, mas sim, na política adotada pelo banco em relação à taxa de juros.

Copom mantém Selic em 13,75%: ‘Expectativa é de piora da economia no 2º semestre’, diz especialista

Copom mantém Selic em 13,75%: ‘Expectativa é de piora da economia no 2º semestre’, diz especialista

“Está louco? Esse cidadão não pode estar falando a verdade. Então, se eu como presidente não puder reclamar dos equívocos do presidente do Banco Central, quem vai reclamar? O presidente americano? Me desculpem, o Banco Central tem autonomia, mas não é intocável”, disse Lula.

A taxa de juros, administrada pelo Banco Central, é um dos principais instrumentos do país para controlar a inflação. Quando os juros sobem, o crédito (empréstimos) fica mais caro e as empresas investem menos, o que ajuda a conter a alta de preços – mas também reduz a geração de emprego e o crescimento da economia.

Lula voltou a dizer neste sábado que o BC tem autonomia mas, por lei, tem também “compromisso com o crescimento econômico e com o aumento de salários, do poder aquisitivo do povo”.

“Se você tem compromisso com o crescimento da economia, compromisso com geração de emprego e compromisso com inflação, cuide dos três. Com juros a 13,75%, os outros dois não serão cumpridos”, afirmou.

Taxa Selic: entenda o que é a taxa básica de juros da economia brasileira

Taxa Selic: entenda o que é a taxa básica de juros da economia brasileira




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘adrenalina-o-tempo-todo’:-conheca-os-riscos-e-as-aventuras-vividos-por-exploradores-de-cavernas-no-interior-de-sp

G1 Santos

‘Adrenalina o tempo todo’: conheça os riscos e as aventuras vividos por exploradores de cavernas no interior de SP

“O medo trouxe curiosidade, que me trouxe mais interesse para querer conhecer cada vez mais”, afirma o espeleólogo e monitor ambiental Jurandir Aguiar dos Santos, de 60 anos, ao lembrar da primeira vez que entrou em uma caverna. Ele foi levado a uma gruta entre o núcleo Santana e o Caboclos (localizados no Petar) pelo próprio pai, o falecido Joaquim Justino dos Santos - um dos principais descobridores de cavernas […]

today7 de maio de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%