G1 Mundo

Lula e Mauro Vieira devem discutir onda de violência no Equador na manhã desta quarta

today10 de janeiro de 2024 3

Fundo
share close

Segundo apurou a GloboNews, Mauro Vieira já se encontraria com Lula no Palácio da Alvorada – residência oficial da presidência da República – para um telefonema com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.

Mauro Vieira deve aproveitar o encontro para tratar da crise no Equador. O assessor especial da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim e o assessor-adjuto Audo Faleiro também devem participar da reunião.

O Equador vive uma onda de violência desde a fuga da prisão, na segunda (8), do criminoso José Adolfo Macías, mais conhecido como “Fito”. Ele é chefe da “Los Choneros”, uma das facções criminosas mais temidas do país.



Há preocupação no Palácio do Planalto de que a escalada da violência atinja brasileiros que vivem no Equador. Até a noite desta terça, a imprensa equatoriana falava em oito pessoas mortas e duas feridas.

Confira a nota oficial divulgada pelo Itamaraty sobre o tema:

O governo brasileiro acompanha com preocupação e condena as ações de violência conduzidas por grupos criminosos organizados em diversas cidades no Equador. Manifesta também solidariedade ao governo e ao povo equatorianos diante dos ataques.

O governo segue atento, em particular, à situação dos cidadãos brasileiros naquele país. O plantão consular do Itamaraty pode ser contatado no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp).

Família pede ajuda ao Governo Federal para resgatar o irmão sequestrado no Equador

Família pede ajuda ao Governo Federal para resgatar o irmão sequestrado no Equador




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

populacao-no-equador-esta-‘em-panico’-com-explosoes-e-ameacas-de-traficantes-nas-redes-sociais

G1 Mundo

População no Equador está ‘em pânico’ com explosões e ameaças de traficantes nas redes sociais

Para Luis Cordova Alarcon, o problema agora é a "evidência concreta de que o governo, diante da incapacidade de fazer uma reforma policial eficaz, se depara com instituições totalmente infiltradas pelo crime organizado".  "O Estado equatoriano é incapaz de implementar as decisões tomadas pelo governo.  É por isso que o líder dos Lobos foi preso e já está foragido da prisão de Riobamba, e o líder dos Choneros também saiu da prisão […]

today10 de janeiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%