G1 Mundo

Lula e presidente da Guiana se reúnem nesta quinta; pauta tem crise por região de Essequibo

today29 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

Lula participou de sessão especial com chefes de governo da Caricom na quarta-feira (28), incluindo o presidente da Guiana. — Foto: Ricardo Stuckert/PR

A área é rica em recursos naturais e biodiversidade. A realização de um referendo na Venezuela no ano passado, ratificando o desejo de anexar a região, reacendeu a disputa de décadas e também o temor de um conflito armado na fronteira com o Brasil.



Infográfico mostra como é a fronteira entre o Brasil e Essequibo, região da Guiana que a Venezuela quer anexar. — Foto: Editoria de Arte/g1

Na conversa, os presidentes também vão falar sobre a descoberta de grandes reservas de gás natural e petróleo e como explorá-las minimizando os danos ao meio ambiente.

Depois, Lula viaja para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe. Na sexta-feira (1º), o presidente brasileiro participa da abertura da cúpula de chefes de Estado e governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Integram a comitiva do presidente a ministra Simone Tebet (MDB), do Planejamento e Orçamento, e os ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; Renan Filho, dos Transportes; e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onde-esta-kate-middleton?-‘sumico’-de-princesa-vira-teoria-da-conspiracao-nas-redes-sociais

G1 Mundo

Onde está Kate Middleton? ‘Sumiço’ de princesa vira teoria da conspiração nas redes sociais

Ainda no final de janeiro, a monarquia britânica informou que Kate deveria retomar a agenda pública somente após a Páscoa, já que precisaria ficar em repouso. Desde então, poucas informações sobre o estado de saúde de Kate Middleton foram divulgadas pelo Palácio de Kensington, que é responsável pela comunicação oficial dela e do príncipe William. A falta de atualizações sobre as condições da princesa levantou rumores sobre o "desaparecimento" dela. […]

today29 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%