G1 Mundo

Lula é recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping, em cerimônia em Pequim

today14 de abril de 2023 19

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping, por volta de 5h30, no horário de Brasília (16h30 no horário local), em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo, em Pequim. A reunião com o líder da China é a principal agenda do presidente no país asiático.

Na cerimônia de chegada, Lula e Xi Jinping trocaram cumprimentos e caminharam juntos na Praça da Paz Celestial. Os hinos nacionais de Brasil e China também foram tocados por uma banda. Por volta das 5h50 no horário de Brasília (16h50 no horário local), as autoridades entraram no palácio para as demais agendas.

Presidente Lula e presidente chinês, Xi Jinping, durante encontro em Pequim — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República



Primeiro, os dois presidentes se reúnem em um encontro ampliado. Em seguida, terão uma conversa privada. Depois, haverá a assinatura de 15 acordos comerciais e de parceria entre os dois países e um jantar. Por fim, o petista deve dar uma declaração à imprensa, na Embaixada Brasileira em Pequim.

Na reunião, entre outros temas, Lula e Xi Jinping também devem discutir a guerra na Ucrânia.

Presidente Lula e presidente chinês, Xi Jinping, durante encontro em Pequim — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Na agenda, Lula reforçou o papel das relações comerciais com a China, e reafirmou que o país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil.

Lula em encontro com o presidente da Assembleia Popular da China, Zhao Leji — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

“É com a China que a gente mantém o mais importante fluxo de comércio exterior. É com a China que nós tivemos a nossa maior balança comercial, e é junto com a China que nós temos tentado equilibrar a geopolítica mundial, discutindo os temas mais importantes.”

“A minha visita à China neste instante é de reconhecimento dessa parceria e para que a gente possa aumentar, ainda, a nossa parceria instantânea. A minha viagem, neste momento, é uma viagem em busca de aumentar aquilo que nós temos de bom”, disse.

Lula participa de cerimônia em homenagem aos Heróis do Povo da China — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Também nesta sexta, Lula participou de uma cerimônia em homenagem aos Heróis do Povo da China. O Brasil ofereceu uma coroa de flores, que foi colocada no monumento localizado na Praça da Paz Celestial.

Lula participa da cerimônia de posse da Dilma como presidente do banco dos Brics, na China

Lula participa da cerimônia de posse da Dilma como presidente do banco dos Brics, na China

Já no primeiro dia de agendas na China, na quinta-feira (13), Lula teve compromissos em Xangai. Primeiro, participou da cerimônia de posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco dos Brics”.

À ocasião, Lula defendeu a atuação conjunta de países emergentes para reduzir desigualdades e uma alternativa ao dólar para o comércio entre os membros do bloco.

“Quem decidiu que era o dólar a moeda depois que desapareceu o ouro como paridade?”, questionou.

Em Xangai, Lula também participou de encontros com empresários e líderes políticos chineses.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-disputa-sobre-pilula-do-aborto-que-pode-chegar-a-suprema-corte-dos-eua

G1 Mundo

A disputa sobre pílula do aborto que pode chegar à Suprema Corte dos EUA

A mifepristona foi aprovada há mais de 20 anos para uso no país pela FDA, a agência de vigilância sanitária dos EUA. Sua segurança e eficácia são apoiadas por organizações médicas tradicionais, incluindo o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A FDA passou quatro anos revisando a mifepristona antes de aprová-la em 2000, e colocou a pílula em uma categoria seleta de […]

today14 de abril de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%