G1 Mundo

Lula lamenta morte do presidente do Irã: veja repercussão

today20 de maio de 2024 2

Fundo
share close

“Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, escreveu Lula, em suas redes sociais.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) também se manifestou em nota:

Ebrahim Raisi participou de um evento na fronteira com o Azerbaijão — Foto: Reuters



“O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”.

Mensagens de condolências foram enviadas pelos vizinhos e aliados regionais do Irã, incluindo os líderes de Arábia Saudita, Síria, Egito, Emirados Árabes Unidos, Catar, Jordânia, Iraque e Paquistão.

Corpos de vítimas da queda de helicóptero que matou presidente do Irã são removidos

Corpos de vítimas da queda de helicóptero que matou presidente do Irã são removidos

Confira a repercussão entre outros líderes mundiais:

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou Raisi de “um verdadeiro amigo da Rússia”, enquanto o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse estar “profundamente chocado e triste”.

Em conversa por telefone com o presidente em exercício do Irã, Mohammad Mokhber, Putin expressou o desejo de fortalecer os laços entre os dois países. O presidente russo disse que Raisi era um “parceiro confiável”, de acordo com a agência estaal RIA.

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, expressou condolências.

“Nós sinceramente estendemos nossas condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como a todo o povo amigo do Irã. Nossos pensamentos e corações estão com vocês nesta hora triste.”

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, lamentou a morte do presidente iraniano, em entrevista coletiva.

“Desde o primeiro momento em que ouvimos falar do acidente, estivemos em contacto com as autoridades iranianas e mobilizamos todos os meios para ajudar nos esforços (de resgate). Instituições relevantes, incluindo o nosso Ministério da Defesa e a autoridade de desastres da AFAD, fizeram o seu melhor, mas infelizmente não conseguimos. capaz de ouvir boas notícias”, disse.

De acordo com a agência de notícias, Líbano e Síria anunciaram três dias de luto nacional pela morte de Raisi.

Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza

O grupo militante Hamas, apoiado pelo Irã, que luta contra as forças israelenses em Gaza com o apoio de Teerã, emitiu uma declaração expressando solidariedade ao povo iraniano por “essa imensa perda”.

Xi Jinping, presidente da China

Xi chamou a “morte trágica” de Raisi “uma grande perda para o povo iraniano e para os chineses, que perderam um bom amigo”, segundo o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou “sinceras condolências” em nome do bloco pela morte de Raisi e do chanceler iraniano Amirabollahian.

Josep Borrell, o líder da diplomacia, também ofereceu condolências: “A União Europeia expressa seus sentimentos para as famílis de todas as vítimas e para os cidadãos iranianos afetados”.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia

Primeiro-ministro do Catar, bin Abdul-Rahman




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

espanha-convoca-embaixadora-na-argentina-e-exige-desculpas-de-milei

G1 Mundo

Espanha convoca embaixadora na Argentina e exige desculpas de Milei

"Anuncio que acabo de convocar nossa embaixadora em Buenos Aires para consultas sine die", disse José Manuel Albares em uma mensagem institucional, depois de denunciar palavras "extremamente graves" que foram "sem precedentes na história das relações internacionais". A consulta "sine die" significa que não há data para retorno da embaixadora a Buenos Aires. "A Espanha também exige um pedido público de desculpas do Sr. Milei. Se não houver tal pedido […]

today20 de maio de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%