Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Lula participa como convidado especial do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom).
Como é a fronteira do Brasil com o território na Guiana cobiçado pela Venezuela
O bloco é composto por 20 países do Caribe, sendo 15 estados-membro e 5 associados. O presidente brasileiro tem como uma de suas prioridades na agenda externa a integração dos países da América Latina, além do diálogo com países próximos, como os caribenhos.
A visita de Lula ao país também tem como pano de fundo a ofensiva da Venezuela para que a região de Essequibo, hoje território guianense, passe a ser de domínio venezuelano. A Venezuela afirma ser a proprietária legítima da região, um trecho de 160 quilômetros quadrados que corresponde a cerca de 70% de toda a Guiana e atravessa seis dos dez estados do país.
Infográfico mostra como é a fronteira entre o Brasil e Essequibo, região da Guiana que a Venezuela quer anexar. — Foto: Editoria de Arte/g1
Lula deve se reunir com o chefe de governo da Venezuela, Nicolás Maduro, em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, para onde viajará após as agendas na Guiana. O país será palco da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Segundo o ministro Elio Cardoso, diretor do Departamento de México, América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a participação do presidente Lula como convidado na cúpula da Caricom representa a retomada da importância do Brasil como líder regional e pode mostrar como as metas e preocupações dos países estão alinhadas com os temas escolhidos pelo Brasil para a Presidência do G20.
“Há uma coincidência temática. Por exemplo, o tema da segurança alimentar é muito importante para o Caribe, que importa a maior parte dos alimentos que consome – cerca de 80%. Tem a questão também da mudança climática. É uma região muito suscetível aos efeitos do clima. É um momento oportuno para falar sobre esses temas e o presidente Lula foi convidado a falar sobre eles”, explicou o ministro.
Em Georgetown, o presidente também irá se reunir com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para uma visita de Estado que deve consolidar uma relação comercial cada vez mais ampla.
Irfaan Ali, presidente da Guiana, e Nicolas Maduro, presidente da Venezuela — Foto: Federico Parra, Keno George/ AFP
Segundo o governo brasileiro, a reunião tratará de temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional e permitirá dar novo impulso às relações do Brasil com os países caribenhos. A Guiana exerce, durante o primeiro semestre de 2024, a presidência da organização.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, venceu as primárias democratas no estado do Michigan, nesta terça-feira (27), segundo projeções da imprensa norte-americana. Por outro lado, Biden foi alvo de protesto de eleitores que resolveram marcar na cédula a opção "descompromissado". Já nas primárias republicanas, a vitória foi de Donald Trump. Nas primárias democratas, parte dos eleitores está protestando contra o apoio de Biden a Israel no conflito dentro da […]
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
09:50 - 10:05
10:05 - 12:05
Publicar comentários (0)