G1 Mundo

Lula pediu ajuda de Mujica para se aproximar de Milei, diz revista uruguaia

today15 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Segundo a revista, Lula disse a Mujica que precisava dele como intermediário. Os dois se reuniram no dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Naquele dia, Mujica estava no Brasil para participar de um encontro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enquanto isso, Lula estava no Rio para a cúpula do Mercosul. Os dois são amigos de longa data.

De acordo com a Búsqueda, o brasileiro pediu a ajuda de Mujica justificando que a relação da Argentina com o Brasil não pode se deteriorar.



“Para o Uruguai é fundamental que isso não ocorra. Está tudo bem em buscar mercados novos, mas também há quem cuide dos que temos, e Brasil e Argentina são fundamentais para nós”, afirmou Mujica.

O ex-presidente uruguaio se mostrou otimista quanto ao assunto e, segundo a revista, disse que “Milei pode ser louco, mas não bobo” e vai precisar do Brasil “o mais próximo possível”.

Durante a campanha presidencial, Milei fez diversas críticas a Lula, chamando o presidente brasileiro de “corrupto”, por exemplo. Além disso, prometeu romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos por Lula, entre os quais o Mercosul e o Brics.

Nesse cenário, integrantes do governo Lula passaram a defender a vitória de Sérgio Massa — ministro da Economia durante o governo de Alberto Fernández e que foi derrotado por Milei no segundo turno das eleições.

Quando questionado sobre o tema, Lula disse que não comentaria a eleição no país vizinho, acrescentando que o povo argentino é soberano e que “o Brasil precisa da Argentina e a Argentina precisa do Brasil”.

Quando o resultado foi confirmado, Lula publicou uma mensagem em uma rede social na qual cumprimentou a Argentina e as instituições do país vizinho, mas não mencionou o nome de Milei.

O g1 procurou a assessoria de Lula e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tendencia-e-praticidade:-adrianak-lanca-nova-colecao-e-vantagens-para-dezembro

G1 Santos

Tendência e praticidade: AdrianaK lança nova coleção e vantagens para dezembro

A linha tem uma seleção de 15 produtos, com valores a partir de R$ 87,00. A coleção é um convite para escolher presentes sem comprometer a qualidade ou o orçamento. Uma das características mais notáveis desta coleção é a atenção aos detalhes, tanto nos produtos cuidadosamente escolhidos, quanto na experiência da entrega de presente. Cada produto vem em uma embalagem especial, acompanhada por um cartão para personalização. Dessa forma, a […]

today15 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%