G1 Mundo

Lula recebe presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada

today28 de julho de 2023 8

share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (28), na residência oficial do Palácio da Alvorada, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña.

Foi o segundo encontro dos políticos desde que Peña, ex-ministro da Fazenda, foi eleito presidente. Lula já confirmou que irá a posse de Peña, no próximo dia 15 de agosto.

A reunião ocorreu no Alvorada, onde o petista cumpriu agenda nos últimos três dias, após passar por um procedimento no quadril chamado denervação – quando o paciente tem parte dos nervos da área afetada bloqueados, para reduzir a sensação de dor.



A pauta do encontro entre Lula e Peña tem, segundo o Ministério das Relações Exteriores, temas como cooperação no combate a crimes transnacionais e as relações do Mercosul, bloco composto por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

O Anexo C do acordo, firmado em 1973, prevê a revisão dos termos financeiros diante o pagamento das dívidas relativas à construção da hidrelétrica. Em fevereiro, a Itaipu Binacional pagou a última parcela da dívida.

Peña, que toma posse em 15 de agosto, é filiado ao Partido Colorado, a principal força política do país desde 1950.

Peña foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018). Cartes foi condenado na Justiça e deve ser extraditado dos EUA para o Paraguai. Durante a campanha, Peña teve que dar explicações sobre seu antigo chefe.

O atual presidente, Mario Abdo Benítez, também é do Partido Colorado. Apesar disso, Benítez e Peña não são aliados próximos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Santos

Morte de PM mobiliza operação com 600 agentes no litoral de SP: ‘vamos para cima até pegarmos todos’, diz secretário

O policiamento em duas comunidades em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi reforçado nesta sexta-feira (28), com aproximadamente 600 agentes para 'Operação Escudo', estabelecida após o PM Patrick Bastos Reis, de 30 anos, morrer baleado por um criminoso durante patrulhamento no local. O profissional havia sido deslocado à região para reforçar o policiamento na cidade, devido o aumento da criminalidade. A ação, que conta com equipes especializadas das polícias Militar e Civil, acontece nas comunidades da Vila Julia e […]

today28 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%