G1 Mundo

Macacos caem mortos das árvores devido ao calor no México

today21 de maio de 2024 7

Fundo
share close

O calor no estado de Tabasco, no México, está tão intenso que macacos bugios estão caindo mortos das árvores. O biólogo Gilberto Pozo encontrou 83 animais mortos ou moribundos no chão. As mortes começaram no dia 5 de maio, mas o pico aconteceu no último fim de semana.

O número de macacos mortos por causa do calor pode ser bem maior do que 83 —segundo os veterinários, pode chegar a centenas.

Pozo, o biólogo que encontrou 83 macacos mortos, afirmou que eles estavam caindo das árvores “como maçãs”. Os animais tinham desidratação severa e morreram em minutos, segundo ele.



Desde março, pelo menos 26 pessoas morreram por causa de uma onda de calor no México.

Além dos problemas causados pelo calor, a queda do alto das árvores também foram fatais em alguns casos.

O biólogo Pozo atribui a mortandade a uma soma de fatores:

  • Calor extremo.
  • Seca.
  • Incêndios Florestais.
  • Desmatamento (que deixa os animais sem água, sombra e frutas).

O biólogo afirma que a morte dos macacos podem indicar o problema no ecossistema. “(As mortes) estão nos dizendo algo a respeito da mudança climática”, disse ele.

Na cidade de Tecolutilla, uma equipe de bombeiros voluntários descobriu cinco animais ainda vivos e os levou em um caminhão até o veterinário Sergio Valenzuela. Os animais estão se recuperando, segundo ele.

Valenzuela disse que os animais estão em condição crítica, pois estão desidratados e com febre. “Eles estavam molengas como tecidos devido à insolação”, afirmou.

Macaco resgatado em clínica veterinária em Tecolutilla, no México — Foto: Luis Sanchez/AP

Governo federal reconhece o problema

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que soube das mortes pelas redes sociais. Ele até parabenizou o veterinário Valenzuela e disse que o governo vai apoiar a iniciativa para dar assistência aos macacos.

Obrador afirmou que o problema do calor está mais intenso e que a prioridade são os efeitos da onda de temperatura alta para as pessoas.

No dia 9 de maio, nove cidades do país tiveram temperaturas recordes. Em Ciudad Victoria, a temperatura chegou a 47ºC.

A média de chuva foi mais baixa no país inteiro neste ano. Os lagos e represas estão secando, e foi preciso usar caminhões-pipa para abastecer hospitais.

A principal rede de mercados do país limitou o número de sacos de gelo que as pessoas podem comprar.

Macacos resgatados em Tecolutilla, no México — Foto: Luis Sanchez/AP

Soldado remove corpo de macaco em Tecolutilla, no México — Foto: Luis Sanchez/AP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-apreende-equipamento-da-agencia-de-noticias-associated-press-por-transmissao-ao-vivo-para-al-jazeera,-mas-logo-devolve

G1 Mundo

Israel apreende equipamento da agência de notícias Associated Press por transmissão ao vivo para Al Jazeera, mas logo devolve

Pouco depois, o Ministério de Comunicações do país determinou a devolução do equipamento para a AP. Uma lei aprovada em abril permite que o governo ordene que emissoras estrangeiras interrompam temporariamente suas operações por motivos de segurança nacional. No mês seguinte, Israel fechou as operações da Al Jazeera, uma rede de comunicação de propriedade do Catar, no país. O governo disse que havia preocupações com a segurança nacional e disse […]

today21 de maio de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%