G1 Mundo

Macron compara violência de protestos em Paris com 8 de janeiro no Brasil

today23 de março de 2023 10

Fundo
share close

Em uma entrevista à televisão para falar sobre a decisão do governo francês de ter adotado a reforma da Previdência sem a votação dos deputados, Emmanuel Macron criticou as manifestações recentes com “grupos que usam a violência” e, em um tom duro, afirmou que nenhuma violência será tolerada. “Não podemos aceitar nem os subversivos, nem as facções”, afirmou.

“Quando os Estados Unidos viveram o que viveram no Capitólio, quando o Brasil viveu o que viveu (…), digo muito claramente”, “não podemos aceitar nem os subversivos, nem as facções”, explicou, em referência a ataques recentes a instituições dos dois países. “Não vamos tolerar qualquer tumulto”, insistiu.

Apesar da forte oposição popular contra o texto, Macron argumentou que a reforma é de interesse público e que as mudanças na Previdência são necessárias e prometeu que o texto vai “entrar em vigor até o final do ano”. 



Emmanuel Macron enfrenta fortes protestos após aprovar aumento da idade de aposentadoria — Foto: Michel Euler/Pool via REUTERS

“Esta reforma é necessária. Ela não me agrada, gostaria de não a ter feito, mas também me comprometi a fazê-la”, declarou o chefe de Estado, insistindo na entrada em vigor até o final de 2023 “para que as coisas se encaixem”.

“Por que chegamos a este momento? Porque “durante uma década dizemos ao país que podíamos gastar sem produzir”, afirmou. “Isso não funciona. É uma mentira”, disse.

Macron afirmou ter pressa para implementar a reforma para que, em particular, 1,8 milhão de aposentados “passem a ter um acréscimo de cerca de 600 euros por ano em média” nas aposentadorias. 

Vândalos jogaram tinta e escreveram na fachada do STF durante a invasão em 8 de janeiro — Foto: Ton Molina/Fotoarena via Estadão Conteúdo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-crise-de-habitacao,-portugal-vai-ajudar-no-pagamento-de-aluguel

G1 Mundo

Com crise de habitação, Portugal vai ajudar no pagamento de aluguel

Há casos de jovens que trabalham, mas não têm capacidade financeira para pagar o aluguel e continuam na casa dos pais. Há lisboetas que foram viver longe da capital portuguesa buscando um aluguel acessível, enquanto muitos imigrantes, inclusive brasileiros, estão procurando alternativas em cidades pequenas e longe dos principais centros urbanos. Foi o que fez o cearense Felipe Barbosa, que mora em Portugal há quase quatro anos. Dono de uma […]

today23 de março de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%