G1 Mundo

Mãe Bernardete: agência da ONU pede investigação rápida sobre morte de líder quilombola

today19 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

Bernadete Pacífico, de 72 anos, morta a tiros na quinta-feira (17) no quilombo Pitanga dos Palmares, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo testemunhas, dois homens são os responsáveis por matar a idosa de 72 anos. O corpo da ialorixá foi enterrado neste sábado na capital baiana.

Em nota, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos na América Latina instou também o governo brasileiro a fazer uma “investigação célere, imparcial e transparente”.

“A ONU Direitos Humanos convoca o Estado brasileiro a realizar uma investigação célere, imparcial e transparente, e que sejam respeitados os mecanismos de proteção legal para o amparo das comunidades quilombolas, bem como medidas de proteção e reparação para os familiares e a comunidade de Bernadete Pacífico”, disse a agência.



No comunicado, o escritório das Nações Unidas exigiu ainda que o governo brasileiro reforce a proteção de lideranças e pessoas defensoras dos direitos humanos no país – Bernardete foi morta a tiros por dois homens invadiram sua casa, no quilombo Pitanga dos Palmares, quando ela assistia televisão com três netos adolescentes.

“A ONU Direitos Humanos manifesta sua solidariedade com a família e a comunidade dessa reconhecida mulher negra, quilombola, representante de uma religião de matriz africana e defensora do seu território”.

Casa onde Mãe Bernadete foi morta, dentro do quilombo — Foto: Globo

Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, tinha 72 anos e também era ialorixá, líder religiosa, da comunidade Pitanga dos Palmares, e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

Por seu protagonismo na luta quilombola, em 2017 ela recebeu o título de Cidadã Simõesfilhense pela Câmara de Vereadores da cidade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendios-no-canada:-as-impressionantes-imagens-que-mostram-avanco-do-fogo-em-area-em-estado-de-emergencia

G1 Mundo

Incêndios no Canadá: as impressionantes imagens que mostram avanço do fogo em área em estado de emergência

O Canadá está enfrentando sua pior temporada de incêndios florestais já registrada, segundo autoridades. O Canadá está enfrentando sua pior temporada de incêndios florestais já registrada, com pelo menos mil incêndios em todo o país, de acordo com o Canadian Interagency Wildfire Center (CIFFC) — Foto: Getty Images via BBC As autoridades da província de British Columbia, no oeste do Canadá, ordenaram a retirada de pessoas de cerca de 15 […]

today19 de agosto de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%