G1 Mundo

Mãe de dirigente espanhol que deu beijo em jogadora anuncia greve de fome e se tranca em igreja; MP vê indícios de agressão sexual

today29 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

Angeles Béjar, a mãe de Rubiales, se trancou nesta manhã dentro de uma igreja no sul da Espanha e anunciou uma greve de fome em protesto contra a “perseguição” que, segundo ela, seu filho vem sofrendo por conta do gesto.

A greve de fome durará até que Jenni Hermoso “diga a verdade”, segundo anunciou uma prima de Rubiales à imprensa.

Luis Rubiales deu um beijo na boca de Hermoso no domingo (20) durante a entrega de medalhas na final da Copa do Mundo feminina, na Austrália, da qual a Espanha foi campeã. O gesto gerou fortes críticas e repercussões negativas. O primeiro-ministro espanhol condenou a atitude, que duas de suas ministras chamaram de violência sexual.



Na sexta-feira (25), contrariando pedidos e expectativas, ele negou pedir demissão do cargo durante assembleia extraordinária do Conselho Superior de Esportes da Espanha convocada para debater o caso.

Segundo a família de Rubiales, Angeles Béjar se trancou em uma igreja de Motril, uma pequena cidade na região da Andaluzia, no extremo sul da Espanha. De acordo com a imprensa local, Béjar participou de uma missa pela manhã e, ao final, quando o padre saiu, ficou na igreja. O jornal “El Periódico” afirmou que um médico e um policial entraram na igreja para checar seu estado.

“Ela chora sem parar, nós estamos sendo perseguidos nas nossas casas. Só queremos que a Jenni (Hermoso) fale a verdade”, declarou uma prima de Rubiales na porta da igreja onde está a mãe do dirigente.

Presidente da Federação Espanhola é denunciado por beijar jogadora sem consentimento

Presidente da Federação Espanhola é denunciado por beijar jogadora sem consentimento

Desde o início da polêmica, Luis Rubiales alegou que o beijo foi consentido, o que Jenni Hermoso negou.

A família alega que a jogadora mudou de versão algumas vezes – em uma transmissão ao vivo feita em suas redes sociais logo após o jogo, ela disse: “não gostei (do gesto)”. No dia seguinte, a Federação Espanhola de Futebol que Rubiales preside divulgou uma nota na qual a jogadora diz que o beijo foi um gesto entre amigos consentido.

No entanto, a nota não foi divulgada também pela própria jogadora, que não voltou a falar do caso até dias depois, quando negou o consentimento.

O tribunal informou que juízes responsáveis pelo caso se reunirão nesta segunda também em caráter de urgência.

“Não vou deixar meu cargo. Foi um beijo espontâneo, mútuo e muito consentido”, declarou Rubiales na assembleia da sexta-feira. “O desejo que eu tinha de dar esse beijo era o mesmo que eu teria de dá-lo na minha filha”.

Nesta segunda, o Ministério Público espanhol abriu diligências para investigar o caso. Caso veja delito, os promotores denunciarão Rubiales à Justiça convencional por agressão sexual, o mesmo crime pelo qual o jogador brasileiro Daniel Alves, acuso de estuprar uma jovem em Barcelona, responderá em julgamento em outubro.

Em nota, a Promotoria disse ver “indícios” de agressão sexual no comportamento de Rubiales.

Também nesta segunda, a vice-primeira-ministra da Espanha se reuniu com o sindicato de jogadoras de futebol que representa Jenni Hermoso no caso para debater medidas.

Em nova imagem, o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, carrega a jogadora Athenea de Castillo — Foto: David Grey/ AFP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-de-guaruja,-sp,-anuncia-vagas-de-emprego-para-esta-terca-feira;-confira-as-oportunidades

G1 Santos

PAT de Guarujá, SP, anuncia vagas de emprego para esta terça-feira; confira as oportunidades

Segundo o município, os interessados devem comparecer à unidade Avenida Santos Dumont, 1586, no bairro Paecara, em Vicente de Carvalho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30. Aos sábados, o horário é das 9 às 12h30. A prefeitura ressaltou que os candidatos devem comparecer ao PAT com Carteira de Trabalho física ou digital, documento oficial com foto (RG ou CNH) e PIS. Confira abaixo as vagas e pré-requisitos: 10 […]

today28 de agosto de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%