G1 Santos

Mãe de Kaio Jorge, da Juventus, obtém liminar para embarcar com cão na 1ª classe de voo internacional; entenda

today30 de julho de 2023 4

share close

A mãe do jogador Kaio Jorge, que defende a Juventus, da Itália, conseguiu uma liminar na Justiça para embarcar em um voo internacional com um cão de apoio emocional fora da caixa de transporte e na cabine da primeira classe, junto com os passageiros. Amora Crystal, como a cadela da raça Spitz Alemão é chamada, auxilia o tratamento de transtorno de ansiedade e depressão de Atenas Karina, de 43 anos.

“A decisão foi uma das melhores sensações de Justiça que eu já tive. Foi uma alegria, eu gritei e torci muito. Não é só porque ela [cadela] é bonitinha, fofinha e vai ficar no colinho. Não é sobre beleza. É sobre saúde, bem-estar e para que eu consiga fazer um voo tranquilo”, disse a mãe do jogador.

No entanto, em nota, a Transport Air Portugal (Tap) disse que não permite transporte de animais na classe executiva “por questões de segurança”. De acordo com a companhia, independente da decisão da Justiça, cabe ao comandante decidir se o animal pode ou não viajar na cabine.



Atenas costuma viajar bastante com a Amora, já que se divide em viver com o filho na Itália e cuidar de empresas no Brasil e Portugal. De acordo com ela, ver a cadela nervosa e presa na caixa de transporte causa crises de choro, ansiedade e pânico durante os voos.

Laudo afirmou que a cadela Amora Crystal é um cão de suporte emocional de Atenas Karina — Foto: Arquivo Pessoal

A classe executiva também foi uma exigência. Segundo ela, quando fica muito tempo na mesma posição, o que acontece na aérea econômica do avião, sente muitas dores no maior nervo do corpo humano, o ciático.

Com isso, desta vez, Atenas decidiu entrar em contato com a companhia aérea, que negou o pedido “por questões de segurança”. Segundo os advogados Mario Bernardes e Natasha Kuchel, uma ação foi iniciada em Santos, no litoral de São Paulo, e concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP).

Na decisão, foi determinado que a TAP autorize o embarque de Atenas com a cadela de ‘suporte emocional’ fora da caixa de transporte e na classe executiva, no voo de Recife para Lisboa e, depois, para Milão. A multa será de R$ 10 mil, caso a tutora e a cadela sejam proibidas de embarcar pela companhia.

Atenas Karina deu a cadela Amora de presente ao jogador da Juventus para ajudá-lo a superar a perda do avô — Foto: Arquivo Pessoal

“Embora se trata da empresa aérea, a decisão principal é o reconhecimento do cachorro como ‘pet emocional’, trazendo uma proteção jurídica e o igualando ao cão guia [animal adestrado para auxiliar pessoas com deficiência visual], que tem uma legislação específica e é muito mais fácil”, explicou o advogado Mario Bernardes.

Amora foi um presente ao jogador da Juventus para ajudá-lo a superar a perda do avô, pai de Atenas. A cadela se transformou em um pet de apoio emocional para ajudá-la a superar o luto e lidar com a mudança para Itália, onde, segundo ela, se sente sozinha.

“[Kaio Jorge] fala: ‘Mãe, estou com saudade da minha irmã [Amora]’. Hoje, ela é um pet emocional porque toda a dor que eu depositei nela, ela transformou em amor. Quando eu estou muito nervosa, com taquicardia ou angustiada, é a Amora que me dá sossego”.

— Atenas Karina, mãe do jogador da Juventus

Amora virou pet de apoio emocional para ajudar Atenas Karina a superar a morte do pai e lidar com a mudança para Itália — Foto: Arquivo Pessoal

Ao g1, uma das responsáveis pelo laudo da necessidade de Amora como suporte à Atenas, a psicóloga Alessandra Coutinho explicou que o animal de apoio emocional afasta a sensação de solidão que costuma gerar angústia em pessoas emocionalmente doentes.

“O pet funciona para seu tutor da mesma forma que o idoso usa sua bengala. Se retirarmos, eles caem, ou seja, adoecem”.

Em casos de luto, segundo a especialista, o método traz benefícios no controle da ansiedade. Porém, quando a pessoa não está próxima do animal ou o vê em perigo – o que acontece com Atenas em viagens de avião – gatilhos mentais são acionados, sendo possível reviver os mesmos sentimentos do momento do luto.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Terremoto de magnitude 5,7 atinge costa da Colômbia

Segundo o U.S. Geological Survey, o epicentro estava a 29 km da Colômbia e também afetou o Panamá. Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a costa norte da Colômbia neste sábado (29), informou o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). Segundo o GFZ, o terremoto foi de 10 km de profundidade, com epicentro no mar do Caribe. Segundo o U.S. Geological Survey, o epicentro estava a 29 km da Colômbia e também afetou o Panamá. Deseja receber as notícias […]

today30 de julho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%