G1 Santos

Maestro brasileiro poliglota e radicado nos EUA volta a cidade natal para espetáculo com a esposa: ‘grande emoção’

today27 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

O maestro brasileiro João Rocha, que é poliglota, radicado nos Estados Unidos e com formação na Europa, voltou à sua cidade natal para protagonizar um espetáculo musical ao lado da esposa. Ao g1, o músico contou, nesta terça-feira (27), detalhes sobre o ‘Duo Rocha Gândara’, dupla que faz com a companheira, além de relatar a emoção pelo encerramento da turnê no país ter sido feito em Santos, no litoral de São Paulo, onde nasceu.

João Rocha, de 39 anos, é maestro, compositor e pianista. Além disso, fala cinco línguas (português, inglês, alemão, espanhol, italiano e francês) e possui formação em piano, cursada na Alemanha. Atualmente, ele mora no estado de Ohio, nos Estados Unidos, ao lado da esposa, a portuguesa Paula Gândara.

Em novembro, eles fizeram a estreia mundial do concerto no Auditório Camargo Guarnieri, da USP, em São Paulo. Para ele, esse momento foi muito especial pois pôde compartilhar o palco com o pianista Hercules Gomes Hércules, veterano dele na Unicamp. “Fizemos a estreia mundial do meu concerto para piano, que teve um solista negro. Foi um momento muito bonito e histórico”.



Já apresentação em Santos (SP) , a terra natal de Rocha, aconteceu no em dezembro, no Sesc. O concerto encerrou a turnê do Duo Rocha Gândara no país. Além da capital paulista, o casal também se apresentou em outros municípios no interior do Estado.

“Foi uma grande emoção e uma ocasião muito especial. Escolhemos, de propósito, encerar essa vinda ao Brasil na Baixada Santista, especificamente em Santos (SP), por ser a minha cidade natal. Nesta oportunidade, procurei valorizar os talentos locais”, explicou João Rocha.

Maestro João Rocha retornou à sua cidade natal para o encerramento da turnê — Foto: Divulgação/Kelly Petraglia

Poliglota e radicado nos EUA

Durante a infância e juventude, João Rocha morou no bairro do Embaré, em Santos (SP). O gosto pela música, segundo o artista, foi uma herança de família. Aos sete anos, ele já estudava música e, aos 15, se apresentou pela primeira vez em uma casa noturna do município.

João Rocha é bacharel em Regência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2014, ele foi o regente contemplado com uma bolsa para cursar o mestrado na Alemanha, onde morou até 2016, quando se mudou para os Estados Unidos e cursou o doutorado. Atualmente, ele mora na cidade de Oxford.

As cinco línguas faladas, de acordo com João, foram aprendidas ao longo do tempo. “Estudei inglês antes de sair do Brasil, e aprendi a falar bem alemão quando me mudei para lá. Agora, o italiano e francês, aprendi por conta das óperas e da literatura. O espanhol, por sua vez, é um idioma constante lá em casa por conta do trabalho da minha esposa em uma universidade nos Estados Unidos”.

De acordo com João, a carreira como maestro ainda está no início, mas há motivos para se orgulhar. “Se você considerar que grandes maestros regem até os 80 anos, eu só tenho 39. Tem muita água para passar debaixo dessa ponte”, brinca ele.

Maestro é poliglota e, atualmente, vive nos Estados Unidos ao lado da esposa — Foto: Divulgação/Kelly Petraglia

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bandidos-invadem-ong-para-furtar-caes-de-caca-e-mais-de-40-animais-acabam-fugindo-no-interior-de-sp

G1 Santos

Bandidos invadem ONG para furtar cães de caça e mais de 40 animais acabam fugindo no interior de SP

Três criminosos invadiram o Grupo de Proteção aos Animais (GPA) de Registro, no interior de São Paulo, para furtar três cães de caça. Segundo apurado pelo g1 nesta terça-feira (27), durante a ação os assaltantes arrombar as cercas, abriram os portões de nove canis e mais de 40 cães fugiram para uma região de matagal. De acordo com o Boletim de Ocorrência, os três cães eram da raça Foxhound Americano […]

today27 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%