G1 Mundo

Magnata pró-democracia de Hong Kong é sentenciado a 5 anos de prisão em nova pena

today11 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

Jimmy Lai, fundador de um jornal pró-democracia atualmente fechado, foi condenado em acusação de fraude; ele havia acabado de cumprir penas por sua participação em protestos.


Nesta imagem de arquivo de fevereiro de 2021, Jimmy Lai é visto chegando em tribunal de Hong Kong. — Foto: Isaac Lawrence/AFP



Também enfrenta uma possível pena de prisão perpétua em um julgamento próximo por acusações contra a segurança nacional.

Diferentemente das sentenças anteriores, vinculadas aos enormes protestos pró-democracia de 2019 em Hong Kong, o último caso se deve a uma violação das condições do contrato do aluguel dos escritórios do jornal, agora fechado após uma operação policial.

Segundo o Ministério Público, uma empresa de consultoria de Jimmy Lai também usou o espaço da redação do jornal Apple Daily, embora o contrato de aluguel estipulasse que o propósito era exclusivo para atividades editoriais.

Moradores de Hong Kong fazem fila para comprar a última edição do jornal Apple Daily

Moradores de Hong Kong fazem fila para comprar a última edição do jornal Apple Daily

O juiz do distrito, Stanley Chan, considerou Lai e outro executivo do Apple Daily culpados de um esquema “planejado, organizado e de muitos anos”, mas a duração da condenação não foi publicada até agora.

O magistrado o definiu como um “simples caso de fraude” e o desvinculou completamente da política ou da liberdade de expressão. “Não têm nenhuma conexão com a política”, disse.

Os advogados da defesa tinham argumentado que o caso deveria ter tramitado por meio de uma denúncia civil e não penal, e ressaltaram que o espaço usado pela consultoria era mínimo.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasil-x-croacia-ao-vivo:-festa,-agonia,-fe,-apreensao,-canto,-reclamacoes…-as-torcidas-no-rio-e-em-zagreb

G1 Mundo

Brasil x Croácia ao vivo: festa, agonia, fé, apreensão, canto, reclamações… as torcidas no Rio e em Zagreb

Copa do Mundo da FIFA 2022™ ESPECIAL PUBLICITÁRIO Brasil x Croácia ao vivo: festa, agonia, fé, apreensão, canto, reclamações... as torcidas no Rio e em Zagreb 1 0seg Brasil x Croácia ao vivo: torcidas no Rio e em Zagreb nos pênaltis 2 1min Veja a torcida no Rio e em Zagreb no momento do gol da Croácia 3 24seg Veja a reação da torcida no Brasil e na Croácia, no […]

today11 de dezembro de 2022 297

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%