G1 Mundo

Maior central nuclear da Europa é bombardeada

today20 de novembro de 2022 10

Fundo
share close

Usina de Zaporizhzhia, que fica na Ucrânia porém está controlada por tropas russas, vem sendo atacada constantemente. Moscou e Kiev se acusam mutuamente. Representantes da Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, estão no local, após acordo por conta da ameaça de um acidente nuclear.

Guarda perto da usina de Zaporizhzhia em 4 de agosto de 2022 — Foto: Alexander Ermochenko/Reuters



A central nuclear de Zaporizhzhia – a maior usina da Europa – foi fortemente bombardeada na manhã deste domingo (20), informou a Agência Internacional de Energia Atômica (IEAE). Segundo inspetores da agência que estão na usina, ao menos 12 explosões foram registradas no local.

A IEAE monitora a situação em Zaporizhzhia em uma missão especial, acordada entre as três partes há dois meses, após a comunidade internacional manifestar muita preocupação com um alto risco de um acidente nuclear pior que o de Chernobyl.

O grande desafio é que Rússia e Ucrânia sempre se acusam pela autoria dos bombardeios.

Neste domingo, ocorreu o mesmo. O Exército da Rússia acusou a Ucrânia pelos novos ataques. Moscou disse, no entanto, que o nível de radiação permanece “dentro das normas”.

Kiev “não para suas provocações destinadas a criar uma ameaça de catástrofe provocada pelo homem na central nuclear de Zaporizhzhia”, afirmou o Exército russo em um comunicado. No sábado (19) e no domingo, as forças ucranianas dispararam mais de “20 projéteis de grande calibre” contra a central, a maior da Europa, segundo a nota.

Kiev ainda não se pronunciou.

Bombardeio provoca destruição em Zaporizhzhia, na Ucrânia

Bombardeio provoca destruição em Zaporizhzhia, na Ucrânia

Os projéteis explodiram entre os blocos número 4 e 5 e atingiram o teto de um “edifício especial” próximo aos blocos, ainda de acordo com a Rússia.

A Rússia, que executa uma ofensiva na Ucrânia desde 24 de fevereiro, ocupa militarmente o território da central. O presidente russo, Vladimir Putin, reivindicou a anexação da região, assim como de outros três territórios ucranianos.

Rússia e Ucrânia trocam acusações há vários meses sobre bombardeios na área da central nuclear, que está sob controle russo.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

grupo-invade-e-rouba-mercado-na-zona-noroeste-de-santos,-sp;-video

G1 Santos

Grupo invade e rouba mercado na Zona Noroeste de Santos, SP; VÍDEO

Ação aconteceu na noite de sábado (19). Segundo o responsável pelo estabelecimento, cerca de oito a 10 indivíduos participaram da ação. Ninguém ficou ferido. Supermercado é algo de arrastão de criminosos em Santos, SP Um grupo fez um arrastão em um supermercado em Santos, no litoral de São Paulo, na noite de sábado (20). Segundo o responsável pelo estabelecimento, cerca de oito a 10 indivíduos participaram da ação. Duas gavetas […]

today20 de novembro de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%