G1 Mundo

Maior denominação batista dos EUA expulsa duas igrejas por ordenarem pastoras mulheres

today14 de junho de 2023 9

Fundo
share close

A Convenção Batista do Sul, a maior denominação de cristãos protestantes nos Estados Unidos e uma das mais conservadoras do país, expulsou nesta quarta-feira (14) duas igrejas da associação por terem ordenado pastoras mulheres.

A convenção é uma espécie de cooperativa de igrejas batistas autônomas que aderem a certas crenças e práticas doutrinárias. A Convenção Batista do sul foi fundada em 1845 no estado da Geórgia, e sua sede atual fica no estado do Tennessee.

A Convenção Batista do Sul é conhecida por posições teológicas conservadoras.



Todos os anos há uma reunião anual, em que representantes das igrejas membros se juntam para discutir e tomar decisões relacionadas ao trabalho e governança da denominação.

O evento deste ano aconteceu na cidade de Nova Orleans. Uma maioria esmagadora dos 12.700 delegados votou a favor da de duas igrejas:

  • Igreja Saddleback, da Califórnia, uma das maiores congregações da convenção.
  • Igreja Batista Fern Creek, no estado de Kentucky.

De acordo com a doutrina da denominação, as escrituras reservam o papel de pastor aos homens, de acordo com reportagens da Baptist Press, uma agência de notícias ligada a esses batistas.

A convenção é uma associação composta por 47 mil igrejas e 13,7 milhões de membros. Cada igreja tem controle independente sobre suas práticas e políticas, ao contrário de organizações hierárquicas, como a Igreja Católica Romana.

As expulsões refletem uma tendência conservadora entre muitos evangélicos americanos nos últimos anos, embora haja várias outras convenções batistas que aceitem mulheres como pastoras.

Em 2022, um relatório revelou que queixas de abuso sexual por pastores e funcionários ligados à denominação foram ignoradas ou encobertas pelos líderes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

wilson-esta-arisco-e-nao-se-aproxima,-diz-militar-que-participa-das-buscas-pelo-cao-na-selva-amazonica

G1 Mundo

Wilson está arisco e não se aproxima, diz militar que participa das buscas pelo cão na selva amazônica

Wilson, o cachorro que desapareceu após participar nas buscas pelas crianças que passaram 40 dias perdidas na selva colombiana, já foi visto duas vezes – a última vez, na semana passada – pela equipe que procura por ele. O animal, entretanto, não responde aos comandos e não se aproxima dos militares, contou ao g1 o capitão do Exército colombiano Ender Montiel. O cachorro, um pastor belga integrante das Forças Armadas, […]

today14 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%