G1 Santos

Mais de 140 aparelhos de som são apreendidos em um mês em praias de Guarujá, SP

today23 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

Uma operação de fiscalização em Guarujá, no litoral de São Paulo, apreendeu 144 aparelhos de som nas praias entre 13 de janeiro e 13 de fevereiro deste ano. Segundo apurado pelo g1, nesta sexta-feira (23), a fiscalização da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) também orientou que banhistas retirassem outros 768 equipamentos.

Um balanço divulgado pela Prefeitura de Guarujá, aponta que a Operação Especial de Verão 2024 orientou 3.906 banhistas em relação ao uso do som na praia durante o período. No caso das apreensões, os donos se recusaram a cumprir a Lei Municipal 44/98 (Código de Posturas).

Somente durante o Carnaval, entre 9 e 13 de fevereiro, foram 1.802 orientações, 435 aparelhos retirados, 105 aparelhos de som apreendidos e 108 animais retirados.



Em nota divulgada pela prefeitura, a secretária de Defesa e Convivência Social, Valéria Amorim, disse que a presença dos agentes nas praias em 2024 proporcionou o ordenamento. Segundo ela, os índices de roubo também caíram em mais de 50%.

Ação conjunta de fiscalização ocorre nas praias de Guarujá — Foto: Prefeitura de Guarujá

Os dados sobre as apreensões, retiradas e orientações no período de um mês foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na quarta-feira (21), no Paço Moacir dos Santos Filho.

Quem coordena a ação ao longo da temporada é a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). O objetivo é orientar com relação às regras na praia, incluindo a proibição também de tendas e animais na faixa de areia.

Durante a operação, os agentes responsáveis distribuem material informativo e o diálogo é o principal caminho para resolver a situação. Caso o banhista desrespeite o pedido, o equipamento de som é apreendido. Nesses casos, há a abertura de um processo administrativo e multa em CPF, além de o autor arcar com as custas do processo.

Quem atua na fiscalização?

Segundo a prefeitura, 90 agentes, entre guardas civis municipais, policiais militares em Atividade Delegada (quando, de folga, os agentes voluntários atuam com a hora paga pelo Município) e fiscais integram a Operação Especial de Verão de Fiscalização 2024.

As equipes percorrem as seis principais praias de Guarujá (Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco) distribuindo material informativo e fiscalizando o cumprimento do Código Municipal de Posturas, que prevê as regras de praia. Denúncias podem ser realizadas no telefone 153 (GCM).

Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:

  • Animais
  • Proibido o acesso na faixa de areia
  • Caixas de som
  • Proibido equipamento de som de qualquer tipo, inclusive desligado
  • Tendas
  • Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares
  • Churrasco
  • Proibidas churrasqueiras e similares
  • Bicicletas
  • Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-ataque-russo-com-missil-que-criou-vilarejo-de-orfaos-na-ucrania

G1 Mundo

O ataque russo com míssil que criou vilarejo de órfãos na Ucrânia

“Não consigo compreender completamente”, disse o jovem de 16 anos à BBC. “Agora sou responsável pela nossa casa”, diz ele. “O que mais tenho pena é da minha irmã mais nova. Antes disso acontecer, ela não gostava quando eu a abraçava. Agora ela quer me abraçar o tempo todo", acrescenta. Em 5 de outubro de 2023, um míssil atingiu um café em Hroza, matando 59 pessoas. Pelo menos um integrante […]

today23 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%