Prefeitura de Guarujá

Mais de 3 mil embarcações são vistoriadas e 117 são impedidas de trafegar na temporada

today6 de março de 2023 7

Fundo
share close

Esse é um dos números da atuação da Guarda Civil Municipal durante a temporada de Verão. Além disso, as equipes atuaram em diversas frentes para garantir o ordenamento da Cidade. Foram aplicadas também 24.244 autuações de trânsito no período.

Cerca de três mil embarcações foram vistoriadas e 117 foram impedidas de trafegar na área de lazer náutico em Guarujá. Esses são os números do balanço da atuação da segurança municipal na temporada de verão. A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), montou um esquema de segurança, com o objetivo de garantir o ordenamento da Cidade, bem como a tranqüilidade de quem buscou a Cidade para relaxar.

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou operações coordenadas para garantir a segurança de munícipes e turistas, tais como Operação Papai Noel, com o reforço da segurança no comércio da Cidade, além da Operação Réveillon e de Carnaval.

As equipes apoiaram diversos eventos como a Carreata de Natal, Shows de Verão, solenidades alusivas à Semana do Padroeiro e a 17ª Festa de Iemanjá, além de atividades esportivas, entre elas o 1º Festival de Biathlon e Pedestrianismo, 14º Circuito Netuno de Travessias Aquáticas e a Arena Verão+.

Na ocasião, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) coordenou a entrada e saída dos turistas da Cidade, bem como o ordenamento do trânsito local, fila da balsa, sinalização, aferição de radares, monitoramento, desvios e fechamento de vias. Também foram realizados pedágios educativos.



Em relação aos veículos de Turismo, a Superintendência registrou 81 autos de apreensão (veículos sem autorização de entrada no Município), e no geral foram 24.244 autuações de trânsito aplicadas.

“Com todo aparato de segurança do Município colocado à disposição, além do apoio do contingente da Polícia Militar, podemos considerar que a Operação Verão 2022-2023 foi um grande sucesso, tendo cumprido com seu objetivo,  sem grandes intercorrências criminais”, afirmou o secretário de Defesa e Convivência Social.

Fiscalização

O efetivo da Força Tarefa atendeu 1.054 ocorrências de perturbação de sossego, de dezembro a fevereiro, nas mais diversas localidades, sendo as de maior incidência localizadas em residências (631), comércios (230) e vias públicas (102). Foram lavrados 188 autos fiscais e 16 aparelhos de som apreendidos. Outra atuação em destaque foi a paralisação dos famosos ‘pistões’, as festas clandestinas. Com a ajuda da equipe de inteligência 39 festas foram interceptadas.

Segurança na terra e no mar. Na fiscalização do lazer náutico, de dezembro a fevereiro, foram realizadas 3.777 vistorias a embarcações. Dessas, 117 tiveram que retornar por não possuir a documentação necessária. Neste período, foram lavrados três termos de colheita da Marinha.

Plano preventivo

Com a chegada do verão, surge também a preocupação com as chuvas intensas. Para isso, a Defesa Civil implantou o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que segue até o próximo dia 31. São realizadas diariamente vistorias preventivas em áreas de risco, coleta diária do índice pluviométrico nas 15 estações automáticas, além da emissão de avisos meteorológicos. A qualificação da Defesa Civil foi determinante para salvar munícipes de áreas de risco durante as fortes chuvas que atingiram a Cidade na noite do dia 18 para o dia 19 de fevereiro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

neic-tigrinhos-realiza-palestras-e-desenvolve-atividades-do-projeto-profissoes

Prefeitura de Guarujá

Neic Tigrinhos realiza palestras e desenvolve atividades do Projeto Profissões

Ação ocorreu ao longo da semana e envolveu 90 crianças que puderam conhecer profissionais e exercícios de diversas áreas As crianças do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Tigrinhos (Jardim Boa Esperança) de Guarujá tiveram uma semana especial: de segunda (27) a sexta-feira (3) aconteceu o Projeto Profissões, que convidou profissionais de variadas áreas para falar sobre seu trabalho para 90 alunos. Dentre as profissões homenageadas estão policiais militares, bombeiros, […]

today6 de março de 2023 49

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%