G1 Santos

Mãos Entrelaçadas levará à passarela santista a cultura do Brasil com representações de festas e da literatura

today21 de janeiro de 2023 15

Fundo
share close

Quando a Mãos Entrelaçadas passar na avenida, é bom que as pessoas preparem as malas nas arquibancadas da Passarela Dráusio da Cruz, no bairro Castelo. A razão é que a escola do Bairro Rádio Clube, que fecha a primeira noite de desfile do Carnaval — e a quarta do Grupo Especial — terá como enredo “Uma Viagem Encantada pelo Brasil”.

“É a possibilidade de mostrar um pouco de nossa cultura por intermédio da literatura e de grandes festejos pelo Brasil”, afirma Ronaldo Clemente, diretor de Carnaval. O tema foi escolhido especialmente para a folia deste ano.

Com mil componentes distribuídos em 12 alas, a escola Mãos Entrelaçadas fará seu ‘voo’ pela avenida trazendo as mais variadas vertentes da cultura popular.



Estará presente a história de nomes como o do escritor paraibano Ariano Suassuna — autor de obras como a clássica peça teatral ‘O Auto da Compadecida’, transformada em filme -, passará pela representividade de grandes festas consagradas pelo Brasil e, claro, será concluída com a grande apoteose do Carnaval. “Será um desfile leve, alegre e cantado com muita raça por nossa comunidade”, promete Ronaldo Clemente.

No início da letra do samba, composta por Fernando Negrão, Gustavo Santos, Ademarzinho do Cavaco e Lúcio Nunes, o sentimento estará evidenciado na interpretação de Thiaguinho: “Eu faço a festa por esse Brasil/Do Norte ao Sul o povo aplaudiu/De Mãos Entrelaçadas com você/Sambando até o amanhecer”.

No Carnaval de 2020, o último antes da parada forçada de dois anos em razão da pandemia de covid-19, a agremiação foi a quarta colocada. Sem trocadilho, as mãos de todos os integrantes da comunidade que envolve a escola de samba estão entrelaçadas e cheias de emoção na mente.

“É como se estivéssemos estreando em um grande evento. Isto influenciará nossos componentes a demonstrar muita garra e vontade para extravasar um grande desejo, que é o de fazermos um grande desfile”, afirma o diretor de Carnaval.

Nome: Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Mãos Entrelaçadas

Fundação: 13 de maio de 2011

Bairro: Rádio Clube

Melhor Colocação: Campeã do Grupo de Acesso em 2019

Componentes: 1.000

Alas: 12

Alegorias: 2 carros alegóricos e 2 quadripés

“Uma Viagem Encantada pelo Brasil”

Eu faço a festa por esse Brasil

Do Norte ao Sul o povo aplaudiu

De mãos entrelaçadas com você

Sambando até o amanhecer!

Salve essa gente festeira

Que sacode a poeira,

Sem medo de ser feliz…

É força, é arte, é encanto

A voz que ecoa em nossa raiz

E hoje a “Academia”

Nessa viagem vai te levar

“No céu, no mar, na terra”

Artistas, festivais e poetas

É o Brasil a pulsar, ôô!

É lindo o Brasil a pulsar!

Armorial em “movimento”

Flores pra saudar Iemanjá

Garantido e Caprichoso

Meu São João abençoa o “arraiá”!

Vem… caminhar entre histórias

No “sítio”, reviver a emoção!

Dos caiçaras provar o sabor

A culinária tem a sua tradição!

Mas se a saudade bater

E o olhar marejar…

Vou outra vez celebrar

Em procissão, seguindo com fé

Nos braços de “Nazaré”!

Apoteose, nosso destino

Sambar sem preconceito social

Apoteose, nosso destino

Enfim, chegou o Carnaval!

Compositores: Fernando Negrão, Gustavo Santos, Ademarzinho do Cavaco e Lúcio Nunes

Intérprete: Thiaguinho

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-registra-mais-de-23-mil-irregularidades-nas-praias-em-um-mes-de-operacao-verao;-som-alto-e-ate-churrascada-sao-problemas

G1 Santos

Guarujá registra mais de 23 mil irregularidades nas praias em um mês de Operação Verão; som alto e até churrascada são problemas

A Operação Verão de Fiscalização das Praias em Guarujá, no litoral de São Paulo, registrou 23.332 ocorrências após um mês de ações. O levantamento feito entre os dias 17 de dezembro e a última terça-feira (17) apontam que o principal problema observado foi em relação ao som abusivo na faixa de areia, e os agentes que atuam nas operações precisaram desligar 4.740 equipamentos. A ação é coordenada pelos agentes de […]

today21 de janeiro de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%