G1 Santos

Mar avança na orla, cobre calçadas e interdita avenidas no litoral de SP; VÍDEO

today28 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

Uma forte ressaca atingiu e inundou parte da orla de Santos, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (28). O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos decretou estado de alerta no município. O trecho mais afetado fica na Ponta da Praia. O vídeo, obtido pelo g1, mostra o momento que a água do mar chega a cobrir o calçadão e avenida da praia. (veja acima).

Durante a madrugada desta quinta-feira (28), o canoísta Fábio Paiva registrou o momento em que o trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, é invadido pelo mar. De acordo com ele, a situação teve início por volta das 3h30 e perdurou forte até às 6h.

Trecho da Avenida Bartholomeu de Gusmão foi parcialmente coberto pelas águas dá maré, em Santos — Foto: Reprodução/Fábio Paiva



Segundo a Prefeitura de Santos, as equipes da Companhia de Engenharia de Trafego (CET) foram acionadas para realizar interdições na intersecção entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro e a Praia, e também na Avenida Oswaldo Cruz, a partir da identificação da alta maré pelas câmeras do Centro de Controle de Operações (CCO).

A ação da maré acabou levando resíduos e areais às vias públicas. O perímetro da Avenida Coronel Joaquim Montenegro foi limpo e liberado na manhã desta quinta-feira, já os outros pontos seguem com os serviços de limpeza em andamento e liberação parcial do fluxo de veículos.

A administração ainda reiterou que, conforme alerta da Defesa Civil, a maré atingiu o seu pico por volta de 3h15, avançando cerca de 2 metros na Ponta da Praia. Já as ondas atingiram seu pico às 5h, chegando a 4 metros na Ilha das Palmas, de acordo com o sensor de praticagem.

Ressaca foi registrada nesta quinta-feira (28), em Santos (SP)

Previsão para os próximos dias

Segundo os dados do boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), realizado em conjunto com a Defesa Civil de Santos, o tempo deve seguir instável na região até a próxima sexta-feira (29), com a ocorrência de chuvas em alguns períodos.

Ainda de acordo com a previsão, as ondas na Baía de Santos podem chegar aos 3m nesta quinta-feira (28). Se as previsões oceanográficas se confirmarem, podem ocorrer alagamentos e impactos pontuais em estruturas urbanas costeiras devido à intensidade e direção preferencial das ondas e à altura da maré.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, o mar poderá invadir alguns pontos da avenida da praia e de locais próximos a canais na Zona Noroeste.

“A prefeitura está preparada para atuar de forma imediata nestas situações, mas pedimos que as pessoas destas áreas evitem, por exemplo, estacionar veículos em garagens subterrâneas”, disse Onias, por meio de nota enviada pela prefeitura.

Além disso, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fuga-dramatica:-video-mostra-moradores-descendo-por-canos-parar-fugir-de-incendio-em-apartamento

G1 Mundo

Fuga dramática: vídeo mostra moradores descendo por canos parar fugir de incêndio em apartamento

Fogo atingiu prédio em Moscou, na Rússia. Moradores usam canos para fugir do incêndio em apartamento em Moscou, na Rússia Um prédio residencial pegou fogo em Moscou, na Rússia, em 23 de setembro. Com o desespero, moradores só conseguiram deixar seus apartamentos escorregando por um cano externo. Veja a fuga dramática no vídeo acima. O incêndio teve origem em um dos apartamentos, mas rapidamente se alastrou pelo prédio todo. Em […]

today28 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%