G1 Santos

‘Maré negativa’ permite banhistas chegarem a pé em ilha no litoral de SP

today10 de setembro de 2022 69

Fundo
share close

Grande porção da água do mar recuou, deixando a faixa da orla praticamente seca.

Ilha de Urubuqueçaba em Santos, SP — Foto: Nina Barbosa/g1



A maré negativa mudou a paisagem das praias de Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, na manhã neste sábado (10). A grande porção da água do mar recuou, deixando a faixa da orla praticamente seca. A Ilha Urubuqueçaba, em Santos, ficou acessível a qualquer um que quisesse chegar a pé no local.

A maré meteorológica negativa acontece quando o vento desce a costa brasileira e empurra o volume da água para alto mar. O oceanógrado Roberto Fioravanti Carelli Fontes explica que a mudança brusca do nível da maré depende de uma conjunção de fatores astronômicos e fatores meteorológicos.

“Dependendo do clima, do padrão de ventos da nossa região, na região costeira, o nível do mar pode aumentar além do normal ou pode ser reduzido, em um nível abaixo do normal. Isso depende de fatores climáticos, da previsáo do tempo, da passagem de frente frias ou da permanenciam, da consistencia de ventos dop quadrante norte e nordeste, que causam o rebaixamento do nivel do mar”, disse ele, em entrevista à TV Tribuna.

A previsão era que a maré atingisse -0,2 m às 8h28 deste sábado, ou seja, centímetros abaixo do nível normal do mar, para padrões geográficos. Com a maré baixa, a distância entre o mar e a orla da praia aumentou. O fenômeno pôde ser visto por quem estava caminhando na areia da praia.

Ilha Urubuqueçaba, em Santos, ficou acessível a qualquer um que quisesse chegar a pé no local. — Foto: Nina Barbosa/g1

A Ilha Urubuqueçaba fica um pouco mais de 300 metros da primeira faixa de areia da praia. A Ilha Urubuqueçaba fica a leste da praia do Itararé e a oeste da praia do José Menino. Moradores e turistas aproveitaram o calor e puderam se aproximar da ilha sem esforço. O local conta com trilhas estreitas íngremes e acidentadas, diversas árvores e plantas.

Ainda segundo a previsão, a maré deve subir para 1,7 m ainda neste sábado e uma nova frente fria deve chegar na região. No domingo (11), por volta das 9h, o nível da maré deve descer novamente, atingindo -0,1 m. Já às 15h, a previsão é de um pico de 1,6 m.

Ilha Urubuqueçaba, em Santos, ficou acessível a qualquer um que quisesse chegar a pé no local. — Foto: Nina Barbosa/g1

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-atinge-sistema-de-transporte-de-enxofre-em-terminal-portuario-em-cubatao,-sp

G1 Santos

Incêndio atinge sistema de transporte de enxofre em terminal portuário em Cubatão, SP

Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. A VLI informou que as causas do incêndio serão investigadas. Incêndio atinge sistema de transporte de enxofre em terminal portuário da VLI em Cubatão (SP) na última sexta-feira (9). — Foto: Reprodução/ Facebook Um incêndio atingiu o sistema de transporte de enxofre do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM) na noite desta sexta-feira (9) em Cubatão (SP). Segundo o Corpo de […]

today10 de setembro de 2022 112

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%