Ilha de Urubuqueçaba em Santos, SP — Foto: Nina Barbosa/g1
A maré negativa mudou a paisagem das praias de Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, na manhã neste sábado (10). A grande porção da água do mar recuou, deixando a faixa da orla praticamente seca. A Ilha Urubuqueçaba, em Santos, ficou acessível a qualquer um que quisesse chegar a pé no local.
A maré meteorológica negativa acontece quando o vento desce a costa brasileira e empurra o volume da água para alto mar. O oceanógrado Roberto Fioravanti Carelli Fontes explica que a mudança brusca do nível da maré depende de uma conjunção de fatores astronômicos e fatores meteorológicos.
“Dependendo do clima, do padrão de ventos da nossa região, na região costeira, o nível do mar pode aumentar além do normal ou pode ser reduzido, em um nível abaixo do normal. Isso depende de fatores climáticos, da previsáo do tempo, da passagem de frente frias ou da permanenciam, da consistencia de ventos dop quadrante norte e nordeste, que causam o rebaixamento do nivel do mar”, disse ele, em entrevista à TV Tribuna.
A previsão era que a maré atingisse -0,2 m às 8h28 deste sábado, ou seja, centímetros abaixo do nível normal do mar, para padrões geográficos. Com a maré baixa, a distância entre o mar e a orla da praia aumentou. O fenômeno pôde ser visto por quem estava caminhando na areia da praia.
Ilha Urubuqueçaba, em Santos, ficou acessível a qualquer um que quisesse chegar a pé no local. — Foto: Nina Barbosa/g1
A Ilha Urubuqueçaba fica um pouco mais de 300 metros da primeira faixa de areia da praia. A Ilha Urubuqueçaba fica a leste da praia do Itararé e a oeste da praia do José Menino. Moradores e turistas aproveitaram o calor e puderam se aproximar da ilha sem esforço. O local conta com trilhas estreitas íngremes e acidentadas, diversas árvores e plantas.
Ainda segundo a previsão, a maré deve subir para 1,7 m ainda neste sábado e uma nova frente fria deve chegar na região. No domingo (11), por volta das 9h, o nível da maré deve descer novamente, atingindo -0,1 m. Já às 15h, a previsão é de um pico de 1,6 m.
Ilha Urubuqueçaba, em Santos, ficou acessível a qualquer um que quisesse chegar a pé no local. — Foto: Nina Barbosa/g1
Publicar comentários (0)