G1 Mundo

Marinheiro é resgatado após dois dias naufragado na Tailândia; 24 estão desaparecidos

today21 de dezembro de 2022 17

Fundo
share close

O navio HTMS Sukhothai naufragou a cerca de 30 km da costa, ao largo de Bang Saphan, no sul do país. Cinco corpos também foram encontrados. Vinte e quatro pessoas estão desaparecidas.

O país montou uma vasta operação no Golfo da Tailândia em busca dos desaparecidos, mas o vento forte dificulta os trabalhos.

Segundo o comandante da Marinha, o tripulante encontrado tem “boa saúde”. “Esta é uma boa notícia, que mostra que podemos encontrar mais pessoas”, disse.



Dos 105 tripulantes, 81 foram resgatados, restando 24 desaparecidos, de acordo com a última contagem oficial.

O navio de guerra tailandês HTMS Sukhothai após virar a 30 km da costa do país, em 20 de dezembro de 2022. — Foto: Marinha Real Tailandesa via AP

“A dificuldade da missão de resgate é que há muito vento e ondas, o que levou ao mau funcionamento [do HTMS Sukhothai]. É o mesmo para salvar as vítimas”, explicou o comandante Lorchusakul.

Quatro navios de guerra, dois aviões de patrulha marítima Dornier e quatro helicópteros foram destacados para a área de busca, de uma extensão de 50 quilômetros, que abrange as províncias de Prachuap Khiri Khan e Chumphon.

“A área de busca aumentou desde ontem [segunda-feira], estamos nos concentrando nas costas, dependendo das correntes e do vento”, informou o porta-voz da Marinha, almirante Pogkrong Montradpalin.

‘Espero que encontremos sobreviventes’

No cais, famílias de marinheiros desaparecidos mantêm os olhos fixos no horizonte na esperança de reavistar seus entes queridos, embora as chances de encontrá-los diminuam a cada hora.

Phongsri Suksawat, de 50 anos, acredita “100%” que seu filho mais novo, Chirawat Toophorm, 22, “voltará para casa”, em Rayong (leste). “Eu gostaria de beijá-lo”, diz ela.

Malinee Pudpong, 54, fez uma longa viagem da província de Roi Et (nordeste), na segunda-feira para esperar por seu sobrinho Saharat Esa, 21, que foi para o mar a bordo do HTMS Sukhothai. “Eu vim aqui para observar as ondas e me pergunto, ‘Pelo amor de Deus, onde está meu sobrinho?'”.

“Espero que encontremos sobreviventes, que tenham resistido graças aos coletes salva-vidas”, declarou Narong Khumburi, oficial da Marinha que participa da missão de resgate. “Imagino que devam estar cansados” depois de duas noites no mar, ele acrescentou.

O mar agitado, com ondas de “três metros”, de acordo com um sobrevivente, contribuiu para danificar o sistema elétrico do HTMS Sukhothai e colocá-lo “fora do controle” da tripulação, informou a Marinha Real Tailandesa. É a “primeira vez” que um navio de guerra naufraga na Tailândia em tempos de paz, disse o comandante Lorchusakul na segunda-feira.

O escritório meteorológico da Tailândia reiterou nesta terça-feira seu pedido de cautela para a navegação no Golfo da Tailândia, devido aos ventos fortes que são esperados e que podem criar condições tempestuosas.

Na tarde de segunda-feira, a maioria dos tripulantes resgatados foi transportada de avião para um hospital militar administrado pela Marinha em Sattahip (leste). O primeiro-ministro Prayut Chan-O-Cha, também ministro da Defesa, informou na segunda-feira que há “cerca de cinco feridos em estado grave”.

O HTMS Sukhothai, de fabricação americana, foi comissionado em 1987, de acordo com o think tank do US Naval Institute. Em um dos piores naufrágios da história da Tailândia, mais de 40 turistas morreram, em julho de 2018, perto de Phuket.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

antonela-roccuzzo:-quem-e-a-mulher-de-messi,-que-ganhou-destaque-apos-titulo-da-argentina

G1 Mundo

Antonela Roccuzzo: quem é a mulher de Messi, que ganhou destaque após título da Argentina

Antonela Roccuzzo, mulher do craque Lionel Messi, ganhou a atenção das redes sociais durante a Copa do Mundo e, especialmente, desde a vitória da seleção argentina no último domingo (18). Acompanhada dos filhos do casal Thiago, Mateo e Ciro, Antonela entrou em campo para celebrar a vitória com o marido e viralizou ao beijar a taça enquanto Messi registrava o momento. Antonela Roccuzzo com a taça após vitória da Argentina […]

today21 de dezembro de 2022 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%