G1 Mundo

Mauro Vieira conversa por telefone com secretário de Estado dos EUA nesta terça

today3 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

Conversa por telefone foi confirmada pelo Itamaraty e deve tratar, entre outros temas, de possível viagem de Lula aos Estados Unidos para encontro com Joe Biden nos próximos meses.


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.



“O Chanceler Mauro Vieira conversou, hoje, com o Secretário de Estado Antony Blinken, para tratar de temas de interesse mútuo da agenda bilateral do Brasil e dos Estados Unidos“, resumiu o Itamaraty em uma rede social.

O conteúdo da ligação não foi detalhado. A pauta prevista incluía os cumprimentos após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ida do chefe de Estado brasileiro aos EUA para um encontro com o presidente Joe Biden. A ideia é que a viagem aconteça até março deste ano.

Além dos Estados Unidos, Lula viajará à Argentina, nos dias 23 e 24 de janeiro, e deve ter Portugal e China na lista dos primeiros destinos internacionais. Vieira, disse, inclusive, que o governo Lula vai buscar tratamento e relações de equilíbrio com China e Estados Unidos.

Na posse de Lula, os EUA foram representados:

  • pela secretária do Departamento do Interior, Deb Haaland;
  • pelo assistente especial do presidente e diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, Juan Gonzalez;
  • e pelo encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas A. Koneff.

Governo Biden quer engajamento forte com a equipe de Lula

Governo Biden quer engajamento forte com a equipe de Lula

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

protestos-no-ira:-‘voce-nao-imagina-o-quanto-me-bateram-na-prisao’

G1 Mundo

Protestos no Irã: ‘Você não imagina o quanto me bateram na prisão’

Investigação da BBC revela que mulheres presas nos protestos estão sendo submetidas à violência e tortura nas mãos das autoridades nos centros de detenção espalhados pelo país. Em mais de três meses de protestos no Irã, milhares de manifestantes foram presos — muitos deles, mulheres. Uma investigação da BBC revelou que essas mulheres estão sendo submetidas à violência, tortura e assédio sexual nas mãos das autoridades nos centros de detenção […]

today3 de janeiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%