G1 Mundo

Mauro Vieira irá ao Senado em março debater crise diplomática entre Brasil e Israel

today20 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

A ida de Mauro Vieira à CRE foi negociada pelo presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL). O emedebista anunciou ter feito o convite ao chanceler em uma rede social nesta terça-feira (20).

No último domingo, Lula comparou a resposta de Israel, na Faixa de Gaza, contra ataques do Hamas ao extermínio de judeus por nazistas liderados por Adolf Hitler. A declaração provocou fortes reações israelenses, e o governo do país declarou o petista “persona non grata”.

Renan Calheiros disse que convidou Mauro Vieira para debater a crise em uma audiência na CRE e que o chanceler se “prontificou” a comparecer na primeira semana de março.



“Convidei o chanceler Mauro Vieira para ir à CRE do Senado debater a crise com Israel, responder indagações e dúvidas. O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais”, declarou o emedebista.

Renan é aliado do governo e, com o movimento, enfraquece uma articulação de parlamentares da oposição que querem convocar Mauro Vieira.

Convocação é um ato político mais grave e, quando ocorre, o ministro é obrigado a comparecer à comissão. Caso contrário, pode incorrer em crime de responsabilidade.

Convites são vistos pela classe política como instrumentos mais brandos, e o comparecimento do ministro não é compulsório.

Governo israelense declara Lula ‘persona non grata’; presidente convoca de volta o embaixador em Tel Aviv

Governo israelense declara Lula ‘persona non grata’; presidente convoca de volta o embaixador em Tel Aviv

Nesta segunda (19), Mauro Vieira convocou o embaixador Israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião de reprimenda no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Em outra frente, o governo mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, voltar de Tel Aviv para o Brasil.

As medidas foram tomadas, segundo comunicado do Itamaraty, “diante da gravidade das declarações desta segunda-feira do governo de Israel”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lockbit,-uma-das-maiores-gangues-de-crimes-ciberneticos-do-mundo,-e-alvo-de-operacao-internacional

G1 Mundo

Lockbit, uma das maiores gangues de crimes cibernéticos do mundo, é alvo de operação internacional

A operação foi coordenada pela Agência Nacional do Crime da Grã-Bretanha, pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), dos EUA, pela Europol e por uma coalizão de agências policiais internacionais. Autoridades dos Estados Unidos, onde o Lockbit atingiu mais de 1.700 empresas em quase todos os setores, desde serviços financeiros e alimentos até escolas, transportes e departamentos governamentais, descreveram o grupo como a maior ameaça de ransomware do mundo. Um representante […]

today20 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%